Boletim Cremepe - N° 280- www.cremepe.org.br/boletim/N280.html
Recife, 08 de Fevereiro de 2013 - Edição Nº 280  
 
 

CONTAS

Cremepe recebe Certificado de Regularidade do CFM

Mais uma vez, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Certificado de Conformidade e Regularidade do Conselho Federal de Medicina. Isso significa que todas as contas do Cremepe foram auditadas pelo CFM e não foram encontradas irregularidades. Foram analisados balancetes, licitações, contratos e obras. O CFM verificou a contabilidade relativa ao ano de 2012. No ano passado, o Cremepe já havia recebido o aval positivo do CFM sobre as suas contas de 2011.     

 

 

PROJETO: Cremepe é apresentado à rede pioneira de cardiologia pediátrica

A reunião de plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco foi diferente. Além de reunir os Conselheiros para discutir temas importantes da Autarquia, a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, reservou um momento do encontro para convidar a cardiologista Sandra Mattos, coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba, para apresentar o projeto que vem sendo desenvolvido de forma pioneira em todo o Brasil. O programa é fruto de uma parceria entre a Associação Círculo do Coração de Pernambuco e o Governo da Paraíba, por meio de convênio firmado, em 2011, com a Secretaria Estadual de Saúde e nasceu em função da necessidade de estruturar a assistência cardiológica a fetos, recém-nascidos e crianças atendidas pelo sistema público de saúde da Paraíba.    

COMUNICADO: Cremepe divulga expediente para o carnaval

Em função do feriado de carnaval, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco teve seu horário de expediente alterado. Nessa sexta-feira (08/02) o atendimento foi das 8 às 13hs. O retorno das atividades, em horário nornal, será no dia 14 de fevereiro. Os prazos referentes às atividades judicantes ficam prorrogados para o dia 14/02.
  

REPORTAGEM: Os problemas na formação médica no Brasil

A GloboNews exibiu uma reportagem especial abordando os principais problemas na formação médica no Brasil. A matéria aborda desde o vestibular até a especialização, mostrando os principais obstáculos existentes nesse caminho. Entre os pontos verificados, falta de estrutura das universidades.
  

 

ENSINO: MEC muda modelo para abertura de cursos de medicina

O Ministério da Educação (MEC) apresentou novos critérios e procedimentos para abertura de cursos de medicina no País. A partir de agora, o ministério é quem vai definir o número de vagas e os municípios onde os cursos serão abertos com o objetivo de estimular a formação e fixação de médicos em regiões onde a presença desses profissionais é escassa. Atualmente, as instituições federais e particulares apresentam uma proposta ao MEC para a abertura de cursos ou ampliação de vagas, que precisa do aval da pasta. Com o novo método, o ministério vai lançar editais oferecendo vagas em cidades indicadas e as instituições interessadas irão participar de uma seleção. De acordo com o governo, a nova política deixa de atender ao interesse das instituições e passa a priorizar os critérios do Estado. 

RESPOSTA: CFM defende qualidade na formação de médicos

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d'Ávila, considerou os critérios do Ministério da Educação (MEC) para a abertura de novos cursos de medicina insuficientes para resolver o problema da desigualdade na distribuição de médicos pelo país. Apesar de ter avaliado a medida como positiva, d'Ávila acredita que somente a criação de uma carreira de Estado para o médico no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma política de interiorização da assistência em saúde garantem a fixação de profissionais nas áreas de difícil provimento. Segundo o presidente do CFM, é muito difícil levar um corpo docente qualificado para o interior de alguns estados e garantir acesso dos estudantes a hospitais de ensino com infraestrutura adequada.   

REPORTAGEM: Os problemas na formação médica no Brasil

A GloboNews exibiu uma reportagem especial abordando os principais problemas na formação médica no Brasil. A matéria aborda desde o vestibular até a especialização, mostrando os principais obstáculos existentes nesse caminho. Entre os pontos verificados, falta de estrutura das universidades.