Boletim Cremepe - N° 281- www.cremepe.org.br/boletim/N281.html
Recife, 17de Fevereiro de 2013 - Edição Nº 281  
 
 

AGRADECIMENTO

Conselhos de Medicina homenageiam profissionais que participaram do socorro às vítimas do incêndio em Santa Maria

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) aprovaram em reunião realizada, em Brasília, nota conjunta das entidades com a qual prestam homenagem aos médicos que atuaram no socorro às vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS). O texto expressa o agradecimento dos Conselhos e ressalta o engajamento dos profissionais com a assistência aos necessitados. "O desprendimento de vários colegas que, voluntariamente deixaram suas casas se apresentando nos hospitais para oferecer ajuda, comprova o compromisso dos médicos brasileiros com a defesa da vida e com os mais altos valores humanísticos e altruístas", destaca o documento.     

 

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA: CFM publica livro sobre Perícia Médica

O Cremepe recebeu do CFM exemplar da publicação: Perícia Médica. O livro, resultado de uma parceria entre o CFM e o Conselho de Medicina de Goiás, é fruto da política de estímulo à qualificação do trabalho médico e das ações de educação continuada do Conselho Federal.    

SAÚDE SUPLEMENTAR: Apresentadas reivindicações à ANS

O ano de 2013 começa com a perspectiva das entidades médicas de encaminhamento de questões fundamentais para a relação dos médicos com as operadoras de planos de saúde e o atendimento digno e ético da população no setor. Em janeiro, a Comissão de Saúde Suplementar (Comsu) apresentou as preocupações e expectativas ao novo diretor-presidente interino da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, que é ex-conselheiro federal suplente do CFM. O encontro teve como objetivo debater o relacionamento entre operadoras de planos de saúde e prestadores, terceiro item da Agenda Regulatória da ANS para 2013-2014, que aborda também a hierarquização de procedimentos.
  

 

AEROPORTOS: CFM e Anac começam a trabalhar juntos

Infraestrutura de postos de atendimento médico em aeroportos, abordagem do passageiro enfermo, assistência médica em voo e insumos disponíveis a bordo para que o médico intervenha com segurança são alguns dos principais pontos da agenda de trabalho da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina (CFM) para 2013, que passa a ter a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como integrante. O objetivo é regulamentar a Medicina Aeroespacial, estabelecendo regras desde a abordagem do passageiro até as condições de insumos e equipamentos para atendimento em voos comerciais.
 

RESIDÊNCIA 2013: Secretaria de Saúde divulga cronograma de matrículas

Os candidatos classificados no Processo de Residência 2013 precisam ficar atentos ao cronograma de matrículas, que tem início nesta segunda-feira (18/02), e serão realizadas de forma presencial, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para realizar a matrícula, o candidato aprovado, cujo nome consta na lista divulgada pela UPENET, já deve ter feito a pré-matrícula online. A SES também disponibilizou uma serie de orientações aos candidatos classificados que forem realizar a matrícula, com informações sobre documentação e horário.
  

ATENDIMENTO: Grávidas terão vacina contra coqueluche

Gestantes brasileiras passarão a ser vacinadas contra coqueluche a partir deste ano. A estratégia é uma reação ao avanço da doença, que dobrou no País em 2012. De janeiro a dezembro, 4.453 pacientes tiveram a infecção confirmada. No ano anterior, foram 2.258 casos. As mortes também aumentaram. Em 2011 foram 56 e ano passado, 74. Na semana passada, o Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre a situação da doença no País, pedindo para que profissionais de saúde fiquem atentos e, diante dos sintomas da doença, passem a pedir exame para confirmação da infecção.