Boletim Cremepe - N° 282- www.cremepe.org.br/boletim/N282.html
Recife, 24 de Fevereiro de 2013 - Edição Nº 282  
 
 

ESTUDO DO CFM

Pernambuco também sofre com a desigualdade na distribuição dos médicos

A desigualdade na distribuição dos médicos entre a capital e cidades do interior também afeta Pernambuco, segundo aponta a Pesquisa Demografia Médica no Brasil Vol 2, divulgada pelo CFM. Segundo dados do estudo, o Estado tem 13.994 médicos, o que resulta uma média de 1,57 médico para um grupo de 1.000 habitantes. A capital, Recife, concentra a maioria dos profissionais. São 9.992 médicos atuando na cidade, com uma média de 6,97 médicos para 1.000 habitantes. No SUS, são 8.990 profissionais em todo o Estado, o que dá uma média de 1,1 médico para 1.000 habitantes. A capital tem 3.994 profissionais no SUS, com média de 2,54 médicos por 1.000 habitantes.
    

 

 

DEMOGRAFIA MÉDICA: Aumenta total de médicos, mas se mantém desigualdade na distribuição por regiões

O número de médicos em atividade no Brasil chegou a 388.015 em outubro de 2012, segundo registros do CFM. Com este número, se estabelece em nível nacional uma razão de dois profissionais por grupo de 1.000 habitantes, confirmando-se assim uma tendência de crescimento exponencial da categoria que já perdura 40 anos. Entre 1970, quando havia 58.994 profissionais, e o último trimestre de 2012, o número de médicos saltou 557,72%. O percentual é quase seis vezes maior que o do crescimento da população, que em cinco décadas aumentou 101,84%. O país nunca teve tantos médicos em atividade, devido a uma combinação de fatores, como a taxa de crescimento do número de profissionais mais rápido que o da população, a abertura de cursos de medicina e aumento de novos registros.
   

REUNIÃO: Cremepe discute situação do Hospital de Câncer

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco deliberou, em reunião realizada com a diretoria médica, diretoria técnica e chefias de setores do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), a elaboração de um relatório que contemplará todos os setores da unidade. No documento, serão expostas as deficiências de cada setor. Na reunião, foram apresentados problemas constatados pelo Cremepe em fiscalização no HCP realizada no mês de janeiro. Entre os pontos mais críticos, estão a emergência da unidade, o setor de endoscopia e uma enfermaria que foi inaugurada, mas que não pode atender os pacientes porque faltam profissionais no quadro do hospital.
  

REGISTRO: Cremepe discute com CFM documentação para primeiro registro

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, participou, no Conselho Federal de Medicina, em Brasília, de uma reunião da comissão para elaboração de resolução com critérios de registro com ausência de diploma. A comissão foi formada devido à existência de muitos problemas com documentação para a primeira inscrição do médico recém-formado nos diversos conselhos estaduais. Durante o encontro, foi elaborada uma resolução que será analisada pela plenária do CFM. O documento adequa os critérios que garantem o cumprimento da lei sem prejuízo ao médico recém-formado.
  

PLENÁRIA: Cremepe discute descriminalização do aborto

O Cremepe promoveu, na Plenária do Conselho em Sessão Extraordinária, a palestra "Por que a FIGO e a OMS apoiam a descriminalização do aborto?", tendo como expositor Anibal Fagúndes, Professor Titular de Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Professor Emérito da Unicamp, pesquisador Sênior do Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp) e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Prevenção do Aborto Inseguro da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). Segundo dados apresentados pelo professor, anualmente ocorrem 42 milhões de abortos provocados, aproximadamente metade é legal e segura e metade é considerada ilegal e insegura. A OMS define o aborto inseguro como aquele que é realizado por pessoal não qualificado ou em um lugar que não apresenta as condições médicas mínimas, ou ambas. Esse tipo de aborto tem aumentado no mundo inteiro e é uma das principais causas de morte materna nos países onde o aborto é ilegal.
  

 

CONTRATAÇÃO: Secretaria de Saúde abre concurso

Com o objetivo de preencher lacunas, em áreas consideradas estratégicas, de profissionais que se aposentaram ou se desligaram dos serviços, a Secretaria Estadual de Saúde abriu concurso público para a contratação de 248 médicos plantonistas para os hospitais da rede estadual de saúde. As inscrições seguem até o dia 17 de março. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (20.02) e também está disponível no portal da Secretaria Estadual de Saúde. O concurso abrange 21 especialidades médicas.

 

PROVIDÊNCIAS: Esclarecimentos sobre o concurso para médicos em PE

As Entidades Médicas de Pernambuco, diante da publicação de Edital no Diário Oficial do Estado de Pernambuco referente ao Concurso Público para médicos, esclarecem que preocupadas com o quantitativo de vagas divulgado no Edital, contactaram de imediato a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a qual informou que o número de médicos a serem convocados será o mesmo publicado no Balanço de Gestão da SES 2012 (505 médicos). Agendada, para a próxima semana, reunião das Entidades Médicas com a SES. A pauta tem por finalidade cobrar a efetivação dos médicos aprovados no último Concurso Público (2009), visando a imediata recomposição das escalas.
  

EVENTO: ESEM define detalhes da programação do II Simpósio Regional de Ética Médica

A diretoria da Escola Superior de Ética Médica se reuniu na tarde da sexta-feira (22) para tratar sobre a programação do II Simpósio Regional de Ética Médica que se realizará em Petrolina nos dias 22 e 23 de março. Foram confirmados como palestrantes do evento Carlos Vital, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, e o Deputado Federal por São Paulo, Eleuses Paiva, que tratará sobre os "Projetos da Saúde no Congresso Nacional". "A Escola tem buscado proporcionar atualização e troca de conhecimentos através de eventos como este. O II Simpósio trará para discussão temas como sigilo médico, dilemas éticos na urgência e emergência assim como casos clínicos para serem analisados", afirmou Jane Lemos, diretora da ESEM.