Boletim Cremepe - N° 284- www.cremepe.org.br/boletim/N284.html
Recife, 10 de Março de 2013 - Edição Nº 284  
 
 

I ENCM 2013

Conselhos de medicina aprovam manifesto em defesa do SUS e fazem críticas às medidas anunciadas

“Não podemos admitir que interesses políticos subalternos, financeiros e de mercado decidam sozinhos os rumos e o futuro de um modelo enraizado na nossa Constituição e que pertence a 190 milhões de brasileiros”. Dessa forma termina o Manifesto de Belém, aprovado na plenária de encerramento do I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina, encerrado nesta sexta-feira (8), na capital paraense. O documento, aprovado por aclamação, sai em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) “público, integral, gratuito, de qualidade e acessível a toda a população”.
    

 

 

INSCREVA-SE: Petrolina receberá o II Simpósio Regional de Ética Médica

A Escola Superior de Ética Médica realizará, nos dias 22 e 23 de março, o II Simpósio Regional de Ética Médica em Petrolina. Foram confirmados como palestrantes do evento Carlos Vital, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, e o Deputado Federal por São Paulo, Eleuses Paiva, que tratará sobre os "Projetos da Saúde no Congresso Nacional". O Simpósio será realizado no Núcleo Temático (NT 01) da Univasf, em Petrolina. Mais informações e inscrições pelo telefone (81) 2123.5751 ou pelo e-mail:ceac@cremepe.org.br
   

PROVIDÊNCIAS: Hospital do Câncer atende parte das reivindicações das entidades médicas

Depois da realização de várias fiscalizações e denúncias sobre a falta de condições de trabalho e atendimento aos pacientes por parte do Cremepe e outras entidades médicas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) anunciou algumas melhorias que serão feitas no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que hoje tem como novo interventor o médico oncologista, dr. José Iran. Também foi realizada reunião com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para cobrar providências sobre a situação da unidade. A Secretaria anunciou a reforma do hospital, que ganhará um prédio anexo com sete pavimentos e 6,7 mil m² de área construída. Na reunião com o MPPE, a Secretaria apresentou as primeiras providências tomadas. Na opinião do Cremepe, as medidas adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde são de grande valia para melhorar as condições de trabalho dos médicos e das equipes interdisciplinares de saúde na unidade, assim como o atendimento aos pacientes. No entanto, há setores que não podem esperar o prazo previsto para a obra, devido à precariedade da situação, como a emergência e o bloco cirúrgico. O Conselho continuará atuando para que essas providências sejam tomadas de maneira emergencial.
  

REUNIÃO: Fórum cobra do Ministério Público providências sobre o HUOC

O Fórum Interinstitucional de Saúde, que reúne os Conselhos das profissões regulamentadas na área, além do Ministério Público do Trabalho, reuniu-se com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para discutir a situação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Uma das principais reivindicações era a realização de concurso público para contratação de pessoal. O Governo do Estado deveria ter publicado o edital até o mês de fevereiro deste ano, mas não o fez. Sabe-se que o edital será divulgado no mês de abril. Entre as principais reinvindicações, estão a realização de obras de infraestrutura na unidade de saúde, como saneamento, estação de tratamento de água, construção de refeitório e lavanderia.
  

ENCONTRO: Entidades médicas se reúnem com Secretário de Saúde do Recife

Representantes das Entidades Médicas estiveram reunidos com o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, para relatar e buscar, novamente, soluções para os problemas na área da saúde do município. Dentre os assuntos discutidos estão o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), restrição e recomposição de escalas de plantão nas unidades de saúde, problemas estruturais na Estratégia Saúde da Família (ESF), inclusive para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e os critérios de mobilidade dos médicos concursados da rede. Durante o encontro, foi destacada a importância de tornar as reuniões entre as entidades médicas e a gestão mais frequentes, com intuito de ampliar os debates e solucionar os entraves do setor.
  

 

REFORÇO: Ministro anuncia reforço de 382 médicos do Provab para PE

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou o reforço de 382 médicos em Pernambuco através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). No estado, os profissionais vão trabalhar nas unidades básicas de 96 municípios, cursando especialização em Saúde da Família e recebendo bolsa federal no valor de R$ 8 mil por mês. Os médicos vão permanecer um ano no local para o qual forem designados. Para participar, os médicos precisam não ter ligação com o município no qual vão trabalhar. 
 

MEDIDA: Plano terá que justificar negativa de procedimento médico

Os clientes de planos de saúde vão poder exigir das operadoras que informem, por escrito, os motivos que levam essas empresas a negar autorização para procedimentos médicos. A medida, que entra em vigor em maio, foi divulgada pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS). A medida tem o objetivo de garantir aos usuários de plano o direito à informação e mais transparência na relação entre cliente e operadora e obriga as operadoras a justificar a negativa à cobertura, indicando a cláusula contratual ou dispositivo em que baseou a sua decisão, sempre que for solicitada pelos clientes. As empresas vão ter 48 horas para dar a resposta por escrito, que pode ser enviada por e-mail ou por correspondência.   

PROJETO DE LEI: Senado aprova projeto que valida receitas em todo o território nacional

O Senado aprovou um projeto de lei que prevê que as receitas médicas e odontológicas tenham validade nacional. Na legislação atual, os documentos são reconhecidos e aceitos apenas dentro do Estado onde foram emitidos. Com a mudança, um medicamento prescrito por um profissional habilitado poderá ser comprado em qualquer localidade do país, independentemente do local de origem da receita. O projeto recebeu decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e deverá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a menos que seja apresentado recurso para decisão final em plenário. A ampliação da validade para todo o território nacional tem como objetivo evitar transtornos e riscos hoje enfrentados pelos pacientes, garantindo a continuidade do tratamento.