Boletim Cremepe - N° 285- www.cremepe.org.br/boletim/N285.html
Recife, 17 de Março de 2013 - Edição Nº 285  
 
 

SITUAÇÃO CRÍTICA

Huoc é tema de reunião no Cremepe

O Hospital Universitário Oswaldo Cruz foi motivo de mais uma reunião no Cremepe com integrantes do Fórum Interinstitucional de Saúde, representantes da UPE, diretoria e chefes de serviço da unidade. Em plenária extraordinária, realizada na sede do Cremepe na quarta-feira (13.03), os conselheiros debateram com representantes do Ministério Público Estadual, Ministério do Trabalho e Emprego, vice-reitor da UPE, Rivaldo Mendes, diretor do Huoc, Raílton Bezerra e o superintendente do Complexo Hospitalar da UPE, João Veiga, sobre os rumos do hospital. De acordo com Roberto Tenório, 2º secretário do Conselho, "o objetivo foi discutir e mapear, de forma detalhada, com diretores e chefes de serviços, a atual condição da unidade para que os desdobramentos necessários sejam encaminhados", afirmou.
    

 

 

REUNIÃO: Cremepe cobra ações e acompanha situação do Hospital do Câncer

Em reunião de plenária, na sede do Cremepe, os membros conselheiros trataram sobre os desdobramentos da situação do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). O 2º Secretário, Roberto Tenório, fez um levantamento das ações já tomadas e colocou para os presentes a atual condição da unidade. Dentre as providências que ainda precisam ser tomadas estão a necessidade de bloco cirúrgico com instrumentação e refrigeração adequadas, condições para anestesia geral endovenosa com medicações essenciais, readequação da emergência, contratação de recursos humanos e ampliação da sede, que teve seu edital de licitação já publicado. 
   

FISCALIZAÇÕES: Providências em unidades de saúde do interior são cobradas

O setor de Fiscalização do Cremepe realizou, na semana passada, uma série de reuniões com diretores de unidades de saúde do Estado e secretários municipais de Saúde. As reuniões são desdobramentos de fiscalizações feitas pelo Conselho Regional nas unidades onde foram constatadas irregularidades. Os responsáveis assinaram Termos de Esclarecimento, onde apontaram as medias adotas a partir das observações feitas em relatórios do Cremepe.
  

PORTABILIDADE: Reunião do Fórum de Saúde Suplementar no Cremepe

Foi realizada mais uma reunião do Fórum de Saúde Suplementar, criado para discutir e buscar soluções para a situação da saúde privada em Pernambuco. A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, recebeu a defensora pública e coordenadora do Fórum, Cristina Sakaki; Cynthia Curado, representante da Agencia Nacional de Saúde (ANS); Flávio Wanderley, da Abramge; José Maria da Silva, presidente da Comissão do Idoso da OAB e Malu David, da diretoria do Simepe. Na pauta, foi tratada a questão da portabilidade especial de planos de saúde, que possibilita aos usuários a continuar contando com um plano de saúde em situações específicas, sem cumprir carência em novo plano.
  

DOCUMENTO: CFM encaminha manifesto de defesa do SUS às autoridades

O Conselho Federal de Medicina (CFM) já encaminhou às autoridades brasileiras e entidades representativas da área da saúde o "Manifesto de Belém". O documento alerta a sociedade e as autoridades para o impacto que algumas das recentes medidas anunciadas pelo Governo podem ter sobre o exercício da Medicina e  sobre a qualidade da assistência em saúde. O ofício foi repassado para a presidente da República, Dilma Rousseff, e também para os ministros da Casa Civil, Saúde, Educação, Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria de Direitos Humanos. Complementa ainda a relação de destinatários os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Senado, Câmara dos Deputados, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional de Saúde, além do Procurador-Geral da República e parlamentares. A mensagem também foi compartilhada com entidades médicas nacionais e regionais como a Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos, Sociedades de Especialidades, Federação das Academias Brasileiras de Medicina, dentre outras.
  

 

EVENTO I: Conselho Federal promove o I Fórum de Hematologia e Hemoterapia

om o objetivo de discutir aspectos éticos e técnicos relativos a tratamentos hemoterápicos no país, o Conselho Federal de Medicina (CFM) realiza o I Fórum de Hematologia e Hemoterapia dia 9 de abril em São Paulo (SP). O evento, que acontece na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), tem entre os principais itens da pauta discussões sobre as questões éticas e jurídicas envolvendo a recusa do tratamento hemoterápico e as evidências técnico-científicas do uso do plasma rico em plaquetas (PRP). Entre os convidados, estão diretores e representantes de conselhos de medicina, membros da Câmara Técnica de Hematologia e Hemoterapia do CFM, profissionais ligados a entidades como Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, faculdades de medicina e hemocentros.   

EVENTO II: Petrolina receberá o II Simpósio Regional de Ética Médica

A Escola Superior de Ética Médica realizará, nos dias 22 e 23 de março, o II Simpósio Regional de Ética Médica em Petrolina. Foram confirmados como palestrantes do evento Carlos Vital, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, e o Deputado Federal por São Paulo, Eleuses Paiva, que tratará sobre os "Projetos da Saúde no Congresso Nacional". "A Escola tem buscado proporcionar atualização e troca de conhecimentos através de eventos como este. O II Simpósio trará para discussão temas como sigilo médico, dilemas éticos na urgência e emergência assim como casos clínicos para serem analisados", afirmou Jane Lemos, diretora da ESEM. O Simpósio será realizado no Núcleo Temático (NT 01) da Univasf, em Petrolina. Mais informações e inscrições pelo telefone (81) 2123.5751 ou pelo e-mail: ceac@cremepe.org.br   

EVENTO III: Instituto Antônio Carlos Escobar lança revista

O Instituto Antônio Carlos Escobar realizará, no próximo dia 21 de março, coquetel de encerramento de suas atividades e o lançamento da Revista "IACE - Instituto Antônio Carlos Escobar: Uma Contribuição à Segurança Pública de Pernambuco Vinda da Sociedade". O objetivo da publicação é prestar contas à sociedade das ações empreendidas e dos resultados obtidos pelo Instituto. O evento acontecerá na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, às 19h30.