Boletim Cremepe - N° 286- www.cremepe.org.br/boletim/N286.html
Recife, 24 de Março de 2013 - Edição Nº 286  
 
 

SIMPÓSIO

Ética foi tema de evento realizado em Petrolina

A Escola Superior de Ética Médica (ESEM), criada pelo Cremepe, realizou em Petrolina, nos dias 22 e 23 de março, o II Simpósio Regional de Ética Médica. O evento foi prestigiado pelas entidades médicas e contou com palestrantes que contribuiram ricamente para as discussões em torno da ética no contexto médico. O médico e deputado federal Eleuses Paiva, do PDS-SP, falou sobre os "Projetos da Saúde no Congresso Nacional". Também foram palestrantes o vice-presidente do CFM, Carlos Vital, o diretor do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo, e a professora Tânia Falcão, da UPE.    

 

 

PETROLINA: Situação do Hospital Dom Malan é crítica

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Helena Carneiro Leão, juntamente com o Delegado Regional do Cremepe em Petrolina, Antônio Leite, se reuniram, na sexta-feira (22.03), com o superintendente do Hospital Dom Malan, Marcelo Marques, a superintendente de Interiorização do Imip, membros da Comissão de Ética do HDM e diretores médicos da unidade. Um relatório foi apresentado com dados levantados entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013 trazendo números de atendimentos, partos cesários e pesos de nascidos vivos. Os números comprovaram a mudança do perfil de atendimento. Neste período o HDM recebeu um maior número de casos de alta complexidade, provocando uma demanda muito grande de recém-nascidos com necessidade de encaminhamento para leitos de UTI e UCI neonatal.

REUNIÃO: MPPE discute situação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, participou, de uma reunião no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o promotor Marco Aurélio Farias da Silva, sobre a questão médica de encaminhamento do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HTCP), localizado em Itamaracá. Atualmente, a unidade abriga cerca de 400 pacientes e conta com quatro psiquiatras para o atendimento. Entre os principais pontos discutidos na reunião, está a situação dos pacientes que estão sendo encaminhados pela Justiça, muitos deles não se enquadram no perfil da unidade, segundo membros do hospital. Também foi abordada a ausência de médico na especialidade de clínica médica, a deficiência da estrutura física e a dificuldade do atendimento dos pacientes em um hospital geral.   

CRM DIGITAL: Mais de oito mil carteiras estão prontas no Cremepe

Na sede do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), desde que começou a ser confeccionada a nova cédula de identidade médica (CRM digital), 8.829 unidades estão à espera dos seus respectivos usuários. O documento substitui a identidade médica de papel. Seu modelo é confeccionado em cartão rígido com chip e com um avançado sistema antifraude, com um chip criptográfico para certificação digital. Entre as novidades, da nova carteira, estão o acesso aos sistemas de prontuário eletrônico do paciente, serviços do sistema de Conselhos de Medicina pela internet, além de outros recursos tecnológicos.   

SEGURANÇA PÚBLICA: Cremepe sedia encerramento do Instituto Antonio Carlos Escobar

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) sediou a solenidade de encerramento das atividades do Instituto Antônio Carlos Escobar (IACE). A instituição foi criada em dezembro de 2005 após a morte do médico e psicanalista Antônio Carlos Escobar, assassinado em um sinal de trânsito no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, enquanto tentava impedir um assalto. O IACE foi cocebido para discutir a situação da segurança pública em Pernambuco e alertar a sociedade para o problema. Oito anos depois, o instituto considera que atingiu o seu objetivo. Para marcar o encerramento, o IACE lançou uma revista com o balanço de suas atividades. Na publicação, registros das atividades promovidas, como carreatas, panfletagens, campanhas publicitárias, participações em eventos e reuniões sobre segurança pública e o lançamento do Prêmio Antônio Carlos Escobar.   

RECONHECIMENTO: Médicas são homenageadas com Medalha Naíde Teodósio

Algumas das grandes personalidades femininas da medicina de nosso Estado que lutam e contribuem por um mundo melhor e mais humano, principalmente na área da saúde, foram agraciadas com a entrega da "Medalha de Honra ao Mérito Professora Naíde Teodósio", uma promoção do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). O evento aconteceu na Associação Médica de Pernambuco (AMPE). Receberam a homenagem as médicas Maria das Graças Toscano Brito (pediatra), Regina Maria Torres Lage (cardiologista) e Sandra da Silva Mattos (cardiologista). Amigos e familiares das homenageadas prestigiaram a solenidade.   

DELIBERAÇÃO: Conselhos de Medicina se posicionam a favor da autonomia da mulher em caso de interrupção da gestação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 conselhos regionais de medicina (CRMs) deliberaram, por maioria, posicionamento das entidades componentes deste sistema, que representa 400 mil médicos brasileiros, com respeito à ampliação dos excludentes de ilicitudes penais em caso de interrupção da gestação. "É importante frisar que não se decidiu serem os Conselhos de Medicina favoráveis ao aborto, mas, sim, à autonomia da mulher e do médico. Neste sentido, as entidades médicas concordam com a proposta ainda em análise no âmbito do Congresso Nacional", esclareceu o presidente do CFM, Roberto d'Avila. Segundo ele, os Conselhos de Medicina são contrários ao aborto, que continua a ser crime. Diante do exposto, o CFM e os 27 CRMs expressam o entendimento alcançado, ressaltando que entendimentos distintos devem ser respeitados, como se espera num Estado Democrático de Direito. Espera-se, dessa forma, contribuir para o avanço desse debate no âmbito do Congresso, de forma específica, e na sociedade, sempre com a preocupação de qualificar o exercício da Medicina e melhorar a qualidade da assistência em saúde oferecida aos brasileiros.   

 

ARTIGO: Presidente do CFM fala sobre "Falsas promessas na Saúde"

Roberto d'Ávila afirma em artigo que "No Brasil da atualidade, na área da saúde, vê-se o renascimento das falsas promessas que não se dobram aos argumentos lógicos. A preocupação não está nos resultados que tragam fôlego ao Sistema Único de Saúde. Em lugar disso, o apelo deve assegurar o interesse imediato – seja qual for. (...) Em janeiro, mais uma vez, o governo federal simplifica a questão da ampliação do acesso à saúde, atrelando-a à suposta falta de médicos. Para tanto, fez aliados entre os recém-eleitos que, pressionados, passaram a defender a importação de profissionais. Essa foi a tônica de recente manifestação da Frente Nacional dos Prefeitos, realizada em Brasília."   

ATO PÚBLICO: 2 de abril, Concentração dos Médicos em Brasília

Por solicitação das entidades médicas nacionais – Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) –, deputados e senadores convocaram, para o dia 2 de abril, uma Audiência Pública para debater as principais questões que envolvem a atuação dos médicos na saúde brasileira. A ideia é mobilizar o maior número de entidades médicas e profissionais da classe para participarem da Audiência em Brasília, que acontecerá no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. O debate está previsto para iniciar às 9h e dentre os temas em pauta se destacam a importação de médicos, financiamento da saúde e a gratificação de desempenho dos médicos federais.    

EVENTOS: CFM lança cartilha para atender o torcedor

Jogos, demais eventos esportivos e culturais terão de ser organizados em locais com uma estrutura mínima para atendimento médico de torcedores. Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada no Diário Oficial fixa regras que vão desde a relação entre o número de médicos e enfermeiros por torcedores, uma ambulância com rota de fuga para hospital até uma lista de itens considerados indispensáveis como desfibrilador e ressuscitador manual. A regra atual é a de que exista um médico e dois enfermeiros para cada 10 mil espectadores, número considerado ineficiente para atender de forma adequada. A resolução também limita a atuação de médicos estrangeiros. Para poder cuidar de integrantes de suas delegações, esses profissionais precisam agora de uma autorização prévia, concedida pelo Conselho de Medicina.