Boletim Cremepe - N° 289- www.cremepe.org.br/boletim/N289.html
Recife, 14 de Abril de 2013 - Edição Nº 289  
 
 

PESQUISA

Questionário de avaliação das condições de trabalho na ESF Recife

Questões Rápidas para Diagnóstico aproximado da Estratégia Saúde da Família (Infraestrutura - Insumos - Segurança - Rede de Serviços - Recursos Humanos - Educação permanente) estão disponíveis no site do Cremepe e do Simepe. Trata-se da primeira iniciativa de avaliação das condições de trabalho na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Recife . Clique e preencha o questionário.
 

 

 

FISCALIZAÇÃO I: Cremepe constata irregularidades em Centros Cirúrgicos do Imip

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego realizaram uma fiscalização em dois blocos cirúrgicos do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). No Centro Cirúrgico do Imip foi constatado que o ambiente para troca de roupa dos médicos e demais funcionários é bastante apertado, desconfortável, sem climatização e com temperatura elevada. Já no Centro Cirúrgico Obstétrico não há SRPA. A recuperação dos pacientes é feita no corredor da unidade, em condições precárias.

FISCALIZAÇÃO II : Hospital Municipal de Caruaru toma providências após fiscalização do Cremepe

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco recebeu representantes do Hospital Municipal de Caruaru e da Secretaria de Saúde do município para tratar sobre as providências que estão sendo tomadas para corrigir as irregularidades verificadas pela fiscalização do Cremepe, realizada no dia 22 de março, na unidade. Durante a fiscalização, foram constatados alguns problemas na unidade, como a falta de segurança para os médicos, funcionários e pacientes, falta de pias nos consultórios para higienização das mãos dos médicos e problemas estruturais, como falta de privacidade entre as duas mesas de parto existentes na unidade, além de problemas na SRPA (Sala de Recuperação Pós-Anestésica).   

FISCALIZAÇÃOIII: Cremepe reúne-se com direção do Hospital Regional de Limoeiro

O coordenador de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina, Roberto Tenório, reuniu-se com o diretor do Hospital Regional de Limoeiro, Roberto Alecrim, para tratar das medidas que estão sendo tomadas para sanar as irregularidades apontadas pelo Cremepe em relatório, após fiscalização realizada na unidade. O diretor apontou que algumas providências estão sendo adotadas, como a compra de equipamentos para a sala de recuperação pós-anestésica, que está totalmente aparelhada. O novo aparelho de Raio-X da unidade também está funcionamento.
  

SERVIÇO: Samu de Petrolina pode sofrer nova intervenção do Cremepe

O Samu de Petrolina, que foi interditado eticamente pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) no mês de dezembro do ano passado, poderá sofrer uma nova intervenção. Apesar do acordo firmado com os gestores municipais sobre a manutenção da escala completa dos médicos, a situação voltou a se agravar e a escala está, outra vez, incompleta. O Cremepe avalia a questão e não descarta a possibilidade de voltar a interditar eticamente a unidade, mais uma vez.

TRANSFERÊNCIAS: Entidades médicas se reúnem com UPAs, Central de Regulação de Leitos e SAMU

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, os Conselheiros José Carlos Alencar e Roberto Tenório, juntamente com os diretores do Simepe, Fernando Henrique e Claudia Beatriz Andrade, receberam coordenadores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e representantes da Central de Regulação de Leitos e SAMU. A pauta da reunião, realizada na sede do Conselho, girou em torno das condições de transferências de pacientes das Unidades de Pronto Atendimento do Estado para os hospitais de atendimento especializado. 

 

MOBILIZAÇÃO: Anunciado o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde

No próximo dia 25 de abril, entidades médicas de todo o país organizam o Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde. Nesta data, diversos protestos deverão ocorrer nos estados contra os abusos praticados pelas operadoras de planos de saúde na relação com médicos e pacientes. A mobilização é um alerta para gestores das operadoras dos planos de saúde, gestores públicos e à sociedade em geral. Na carta aberta à população, assinada pelas três entidades nacionais – Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam) – os médicos informam a retomada do diálogo com os empresários. A categoria definiu cinco itens de reivindicação que exprimem o histórico de lutas das entidades médicas por melhorias no setor. 

REUNIÃO: Entidades médicas cobram ações da prefeitura do Recife

As entidades médicas – Simepe e Cremepe – estiveram reunidas com o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, para tratar de assuntos que afligem a classe médica e a população do município. Na pauta foram levadas questões como o chamamento dos aprovados no concurso público de 2012, novo concurso para médicos da Estratégia de Saúde da Família, recomposição urgente das escalas de plantão do SAMU, policlínicas e maternidades.     

EVENTO: Fórum Pernambucano discute CBHPM

A Comissão Estadual de Honorários de Pernambuco (CEHM-PE) realizou o I Fórum Pernambucano da CBHPM, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE). Vários representantes da classe médica e da área social construíram um debate em defesa de um referencial nacional de honorários médicos. A abertura do fórum foi feita pelo presidente da CEHM-PE, Mário Fernando Lins, que reforçou a importância de continuar defendendo honorários dignos para os médicos. Além dos palestrantes, também estiveram presentes no Fórum o presidente do Simepe, Mário Jorge Lôbo, e as presidentes da AMPE e do Cremepe, Sílvia da Costa Carvalho e Helena Carneiro Leão, respectivamente.        

-+