Boletim Cremepe - N° 290- www.cremepe.org.br/boletim/N290.html
Recife, 21 de Abril de 2013 - Edição Nº 290  
 
 

RECIFE

Cremepe e Simepe iniciam nova edição da Caravana nas Comunidades

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) iniciam neste 2ª edição da Caravana nas Comunidades na próxima segunda-feira (22.04). A primeira comunidade visitada será o Cabanga, na Zona Sul do Recife. No roteiro, 15 localidades da capital pernambucana receberão a visita dos caravaneiros, que buscam ouvir da população os principais problemas na área de saúde. A ação será realizada até o dia 29 de maio. A Caravana Cremepe-Simepe percorrerá as comunidades em busca da avaliação da qualidade dos serviços públicos dos postos de saúde, hospitais e maternidades da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão aplicadas três etapas, centradas no usuário, que estão divididas entre questionário, escuta de rua e peça de teatro seguida por roda de debates. Os temas discutidos entre as comunidades abrangem a cultura de paz, violência contra a mulher e a criança, e a mobilização da comunidade durante a execução do projeto.
 

 

 

PROJETO: Caravana do Cremepe-Simepe faz exposição virtual

A Caravana nas Comunidades, ação promovida pelo Cremepe e Simepe, está apresentando um dos frutos da edição 2012. Uma galeria virtual está expondo pinturas e grafitagens produzidas nas oficinas realizadas em 16 comunidades do Recife. Bomba do Hemetério, Campo Grande, Brasília Teimosa, San Martin, Alto José do Pinho, Sítio das Palmeiras, Vila Santa Luzia (Torre), Alto Santa Terezinha, Ibura( UR11), Jordão Baixo, Santo Amaro, Coelhos, Coque, Bola na Rede, Guabiraba e Mustardinha, foram os bairros visitados pelos caravaneiros.

SUS: Médicos avaliam os 100 dias da Gestão Recife. Nova gestão, velhos problemas

Vivemos um momento crítico na saúde do Recife. São questões vivenciadas diariamente pelos colegas espalhados nos mais variados postos de trabalho da cidade. Problemas arcaicos que falam de um SUS (Sistema Único de Saúde) que agoniza. É notória a capilaridade que a rede SUS Recife tem no território: 121 USF – Unidades de Saúde da Família, com 251 equipes de saúde da família responsáveis por cerca de 50% de área de cobertura municipal, 11 policlínicas, 3 maternidades, 1 hospital infantil, SAMU, 17 CAPS, Casas do Meio do Caminho, Academias da Cidade, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), NAPI (Núcleo de Apoio à Práticas Integrativas e Complementares), centros de saúde, dentre outros.   

GARANHUNS: Cremepe reúne-se para decidir situação do Hospital Dom Moura

Após análise do relatório de fiscalização do Hospital Dom Moura, em Garanhuns, realizada semana passada, e visita de entidades médicas, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) irá levar o assunto à plenária do Conselho. A reunião será realizada na próxima segunda-feira (22.04), à noite, na sede do Cremepe, no Recife. Na pauta, estará a interdição ética da unidade. Caso a medida seja tomada, irá assegurar ao médico e aos pacientes as condições necessárias para melhoria e a volta das condições ideais para a prestação dos serviços públicos de saúde da unidade. Diante das denúncias sobre as precárias condições de funcionamento do Hospital Regional Dom Moura, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e entidades médicas visitaram a unidade para apurar os graves problemas. Na oportunidade, médicos do serviço localizado em Garanhuns reuniram-se para expor as dificuldades.

REUNIÃO: Cremepe cobra melhorias no atendimento no Hospital Regional do Agreste

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), o 2º secretário da entidade, Roberto Tenório, e o delegado do Cremepe em Caruaru, Giovani Tiago, reuniram-se com o diretor clínico do Hospital Regional do Agreste (HRA), Pedro Melo, com o chefe da emergência, Tibério Teixeira, e com o diretor técnico da unidade, Carlos Laerson, para tratar da composição da escala de plantão do hospital. Os representantes da unidade apresentaram a escala de médicos. O setor de cirurgia geral conta com médicos todos os dias, porém com quantidades diferentes ao longo da semana. A traumatologia tem especialistas de plantão aos domingos e de segunda a sexta-feira, porém nos sábados não há traumatologista disponível. A clínica médica está com a escala completa, exceto às quartas-feiras, em virtude de férias de um médico.

 

APOIO: Conselho Federal de Medicina se posiciona contra PEC nº 37

A Proposta de Emenda à Constituição nº 37 ganhou um novo adversário de peso. O plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou por unanimidade a posição contrária da entidade com relação à proposta que retira do Ministério Público o poder de realizar investigações criminais no país. "A aprovação deste texto representaria um duro golpe contra o combate à corrupção no Brasil pelos seguintes pontos", afirma o CFM, em nota divulgada à imprensa e à sociedade.

AVANÇO: Pernambuco zera a lista de espera por transplante de córnea

Pernambuco conquistou uma posição confortável no transplante de córnea no Estado. A fila de espera por um transplante de córnea está zerada. Em 2012, foi registrado um aumento de 78% no número de doações, o que permitiu alcançar a meta. A espera por um transplante no Estado chegou a cinco anos e hoje é de cerca de uma semana. O desafio da Central de Transplantes de Pernambuco é manter esse índice. O número foi alcançado após a adoção de algumas medidas, como a localização de mais de 700 pacientes que estavam com o status semiativo no sistema, ou seja, aquelas pessoas inscritas na fila única do Estado mas que não tinham completado o processo pré-operatório.     

-+