Boletim Cremepe - N° 291- www.cremepe.org.br/boletim/N291.html
Recife, 28 de Abril de 2013 - Edição Nº 291  
 
 

GARANHUNS

Cremepe determina interdição ética do Hospital Dom Moura

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou a interdição ética dos setores de pediatria, cirurgia e traumatologia do Hospital Dom Moura, localizado em Garanhuns, no Agreste do Estado. No dia 10 de abril, médicos fiscais do Cremepe realizaram uma fiscalização na unidade. Na última quinta-feira (18.04), representantes do Cremepe e do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) visitaram a unidade e constataram as irregularidades no hospital. O Hospital Dom Moura é uma unidade pública de saúde estadual, que tem características de hospital geral regional e também é usado como prática para a formação médica da Faculdade de Medicina de Garanhuns. A fiscalização ocorreu um dia após a operação policial que prendeu quatro ex-diretores da unidade, acusados de corrupção. "É inaceitável que o Dom Moura continue funcionando dessa forma, sem condições de trabalho para os médicos e sem prestar um atendimento adequado aos pacientes" explicou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. 
 

 

 

EDITAL: Eleições Cremepe 2013

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco publica Edital de Divulgação e Convocação das Eleições dos Membros Efetivos e Suplentes para Gestão 2013/2018. Clique nos links e veja os documentos na íntegra. EDITAL DE DIVULGAÇÃO e EDITAL DE CONVOCAÇÃO.

2ª EDIÇÃO: Caravana nas Comunidades começa com lição de cidadania

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) deram início à 2ª edição da Caravana nas Comunidades com uma lição de cidadania. A primeira comunidade visitada foi o Cabanga, na segunda-feira (22.04). Os caravaneiros levaram, além dos instrumentos de avaliação da qualidade do serviço de saúde prestado à comunidade, um grupo teatral que, de forma lúdica e bem humorada, tratou sobre o papel do cidadão no contexto social em que vive.

SAÚDE SUPLEMENTAR: Médicos entregam pauta de reivindicações à ANS

Lideranças médicas entregaram a pauta de reivindicações do Dia Nacional de Alerta aos Planos de Saúde ao presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo. A comitiva, formada por membros da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), demonstrou preocupação com o cenário de desequilibro na saúde suplementar e demonstrou que, pela adesão dos médicos nos estados, é grande a insatisfação dos profissionais com a atual relação de trabalho mantida com as operadoras.

 

FLORIANÓPOLIS: Abertas inscrições para X Congresso Brasileiro de Bioética

Considerado um dos maiores eventos na área de Bioética do Brasil, o Congresso Brasileiro de Bioética/II Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, em sua 10º edição, acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, no Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Bioética, com o patrocínio do Conselho Federal de Medicina, além do apoio de várias instituições públicas. As inscrições estão sendo realizadas via internet, pelo site da comissão organizadora: http://www.bioeticafloripa2013.com.br/inscricao. Com tema central "Bioética: Saúde, Pesquisa e Educação", a programação terá quatro dias de palestras, exposições de trabalhos, simpósios e debates com conferencistas e profissionais nacional e internacional.

DOCENTE: Concurso da UPE terá vagas para medicina

A Universidade de Pernambuco (UPE) publicou edital no Diário Oficial do Estado com detalhes do concurso para professor. Ao todo, são 30 vagas. Cinco para docente auxiliar, 20 para assistente e cinco para adjunto. As inscrições estão abertas, custam R$ 180 e seguem até 6 de junho. Há vagas em administração, nutrição, pedagogia, engenharia civil, engenharia de controle de automação, engenharia mecânica industrial, matemática, computação, medicina, letras, logística, educação física, serviço social e direito. Os novos professores serão lotados nos câmpus do Recife, Salgueiro, Petrolina, Arcoverde e Serra Talhada (Sertão), Palmares e Nazaré da Mata (Zona da Mata), além de Garanhuns (Agreste).     

-+