Boletim Cremepe - N° 292- www.cremepe.org.br/boletim/N292.html
Recife, 05 de Maio de 2013 - Edição Nº 292  
 
 

PROVIDÊNCIAS

Samu do Cabo de Santo Agostinho em condições precárias

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu denúncias de médicos que atuam no Samu do Cabo de Santo Agostinho de que o serviço está funcionando precariamente. O grupo enviou cópia de uma carta entregue à Prefeitura da cidade, denunciando as condições de trabalho da equipe. Os médicos denunciam a falta de segurança na base, pois não há guardas municipais ou seguranças privados no local. Também há relatos do sucateamento da frota de ambulância. Os equipamentos de trabalho também estão em condições precárias. Os médicos solicitaram à Prefeitura esclarecimentos quanto à aplicação de recursos no Samu. 
 

 

 

ELEIÇÕES 2013: Cremepe republica Edital de Divulgação

Em função de incorreção o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco republica Edital de Divulgação das Eleições dos Membros Efetivos e Suplentes para Gestão 2013/2018. Clique nos links e veja os documentos na íntegra: EDITAL DE DIVULGAÇÃO - EDITAL DE CONVOCAÇÃO.

FISCALIZAÇÃO I: Conselho cobra melhorias no Hospital Regional de Arcoverde

O 2º Secretário do Cremepe e coordenador do Setor de Fiscalização, Roberto Tenório, esteve reunido com o secretário de Saúde de Arcoverde, Adilson Valgueiro, e com o diretor do Hospital Regional, José Ivan Vidal, avaliando a estrutura existente de material e pessoal, com ênfase nas escalas de médicos plantonistas. Em seguida, houve reunião com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), onde a situação foi exposta.

FISCALIZAÇÃO II: Cremepe reúne-se com direção da Unidade Mista de Aliança

O diretor técnico da Unidade Mista Belarmino Luiz Pessoa de Melo, em Aliança, Henrique César Araújo, esteve no Cremepe, onde reuniu-se com o 2º Secretário e coordenador do Setor de Fiscalização, Roberto Tenório. No encontro, foi discutida a fiscalização realizada pelo Cremepe na unidade, no dia 7 de março deste ano.

EVENTO I: Fórum Nacional discutirá em maio o ensino da ética e da bioética

O ensino da ética e da bioética será o tema do IV Fórum Nacional de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), previsto para os dias 15 e 16 de maio, na sede da entidade, em Brasília (DF). No primeiro dia do evento, conferências e mesas redondas abordarão tópicos como o papel dos diversos atores no ensino médico no Brasil e o papel da ética e bioética nas especialidades em medicina. O segundo dia será dedicado à questão da busca de um modelo pedagógico para essas práticas acadêmicas.

EVENTO II: Congresso discute insuficiência cardíaca em Porto de Galinhas

Estão abertas as inscrições para o XII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que será realizado no Summerville, em Porto de Galinhas, entre 6 e 8 de junho. Essa é a primeira vez que Pernambuco recebe o evento científico, que vai trazer ao estado os principais nomes nacionais e internacionais na área. Mesas redondas, casos clínicos, sessões especiais, debates de questões controversas vão ter como foco o tema Desafio atual: personalizar a decisão. Um dos grandes atrativos desta edição do evento será o Curso de Atualização, que vai fazer uma grande revisão sobre Insuficiência Cardíaca, tratando desde as noções mais básicas até aquelas mais complexas.

 

ARTIGO I: A revolução hipocrática

O médico, professor da Faculdade de Medicina da USP e coordenador da Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da mesma universidade, Luiz E. Garcez Leme, escreveu artigo para a Folha de São onde expõe sua opinião sobre a decisão do CFM de aprovar a interrupção da gestação até o terceiro mês.

ARTIGO II: A saúde pública espera por mudança

Olímpio Barbosa de Moraes Filho, professor da Universidade de Pernambuco e vice-presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia no Nordeste, também escreveu artigo para a Folha de São onde discorre  sobre a decisão do CFM em aprovar a interrupção da gestação até o terceiro mês.
    

-+