Boletim Cremepe - N° 296- www.cremepe.org.br/boletim/N296.html
Recife, 02 de junho de 2013 - Edição Nº 296  
 
 

SAÚDE PÚBLICA

Médicos cobram providências em Garanhuns

Representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos (Simepe) estiverem reunidos na cidade de Garanhuns, na última terça-feira (28), com o secretário de Saúde do município, Harley Davidson. Entre as reivindicações da categoria apresentadas ao secretário destacaram-se a defasagem salarial dos médicos e o pequeno número de profissionais concursados. As entidades também cobraram vínculos que se assemelhem com a carreira de Estado no intuito de fixar os profissionais no interior. "Entendo que o salário do médico está defasado. Pretendemos aumentar o salário dos profissionais que ficam no ambulatório para R$ 2.200 e já está aprovado para o final de junho um aumento de 6 para 8 mil reais para os demais" afirmou Davidson. Ainda segundo o gestor, estão previstas licitações para construção de mais cinco novos postos de saúde, o que aliviaria o Hospital Dom Moura. "A assistência primária da rede municipal não funciona e isso acaba sobrecarregando o Dom Moura", avaliou o diretor do Cremepe, André Dubeux.   

 

 

VAZIOS ASSISTENCIAIS: CFM propõe programa de interiorização do médico

A criação de um Programa de Interiorização do Médico Brasileiro é a principal proposta do Conselho Federal de Medicina (CFM) para levar médicos brasileiros a trabalharem no interior do país. A solução é vista pela entidade como opção segura para garantir a imediata interiorização da Medicina, pois valoriza o profissional nacional, estimula a melhora da infraestrutura de trabalho e cria condições efetivas para atração e fixação dos médicos em áreas remotas. A medida teria caráter emergencial e transitório, com validade máxima de 36 meses. O documento, aprovado pelo Plenário do CFM, foi entregue na última sexta-feira (24) ao Palácio do Planalto e aos ministérios da Saúde, Educação e das Relações Exteriores. A proposta, que ainda contempla outras duas medidas, também foi encaminhada ao Senado Federal, Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e à Procuradoria-Geral da República (PGR).

IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS ESTRANGEIROS: Médicos e estudantes vãos às ruas em prol do Revalida

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) realizou, na quarta-feira (28/05), mais um ato público em defesa do Revalida, que é o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos. Estudantes e médicos se reuniram no Memorial de Medicina e seguiram até a Avenida Agamenon Magalhães, onde entregaram uma carta aberta à população e abriram faixas de protesto. O ato foi realizado em defesa do exame, atualmente feito pelo Ministério da Educação, garantindo que o profissional esteja apto a desenvolver a profissão de médico em nosso país. Este movimento começou quando o Governo Federal indicou a necessidade de trazer cerca de 6 mil médicos formados em Cuba para atuarem no interior do país. Entretanto, as entidades médicas se posicionaram contra a decisão de trazê-los sem a realização do Revalida. O Conselho Federal de Medicina (CFM) já enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff pedindo que a situação fosse esclarecida e o Simepe, Cremepe e Ampe foram às ruas em apoio ao movimento nacional.

 

FISCALIZAÇÃO I: Cremepe pede solução para os problemas no Otávio de Freitas

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) esteve em diligência no Hospital Geral Otávio de Freitas constatando desfalque na escala de plantão na emergência do serviço, comprometendo o atendimento aos pacientes. São necessários 5 clínicos por plantão, no entanto nas quartas-feiras e domingos há apenas 2 médicos na escala. Nos demais dias da semana há apenas 3 médicos no plantão. Por ser uma unidade de referência, o Hospital Otávio de Freitas recebe pacientes graves, onde boa parte permanece na sala vermelha, com indicação de UTI. Foi observado que a sala vermelha se encontra em permanente superlotação. O HGOF é a única emergência urológica no estado, no entanto conta com apenas 1 médico desta especialidade por plantão, entre a segunda e sexta-feira. Nos demais dias não há urologista disponível para atendimento.      

FISCALIZAÇÃO II: Cremepe denuncia morosidade do governo em reativar o Cisam

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) denuncia morosidade do Governo Estadual para reativar o Cisam. Em reunião do Conselho de Administração do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), que contou com a presença da presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, na semana passada, a direção da maternidade do Centro de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) mostrou preocupação com a indisponibilidade de recursos financeiros para efetivar as licitações para abastecer a maternidade de medicamentos, insumos, materiais, alimentação, o que pode inviabilizar a abertura do serviço no prazo previsto, que seria final de setembro. Segundo a diretora do Cisam, Fátima Maia, o secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, na referida reunião, declarou que não há condições de a secretaria repassar recursos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Cisam, que está sem funcionar há meses. Sem tais recursos, cabe ao Governo Estadual adotar uma outra fonte de financiamento, possivelmente do orçamento do Estado.    

-+