Boletim Cremepe - N° 297- www.cremepe.org.br/boletim/N297.html
Recife, 09 de junho de 2013 - Edição Nº 297  
 
 

CARAVANA NAS COMUNIDADES 2013

Cremepe e Simepe denunciam as péssimas condições das USFs do Recife

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) divulgaram o resultado da segunda edição da Caravana nas Comunidades, na terça-feira (04/06). O balanço anunciado pelas entidades expôs a realidade precária, constatada durante as fiscalizações, dos serviços públicos das Unidades de Saúde da Família (USFs), hospitais e maternidades de 15 comunidades do Recife, durante os dias 22 de abril a 27 de maio. As deficiências encontradas refletem na infraestrutura, insuficiência de materiais, falta de medicamentos, déficit de médicos especialistas em determinadas áreas, como: cardiologia, neurologia, psiquiatria, ortopedia e reumatologia. Ainda foi detectado que quatro áreas estão descobertas de unidades de saúde. “Esperamos chegar ao número de 50 comunidades para constatar com dados o que observamos na capital: índice inferior a 26% de área de cobertura municipal. Nas USFs faltam profissionais, receituários, esparadrapos e remédios, que pela Lei Federal de número 8.080, as instituições públicas federais, estaduais e municipais devem garantir assistência farmacêutica", denunciou o coordenador da Caravana, Ricardo Paiva.  

 

DILIGÊNCIAS: Diretores de serviços de saúde do município do Recife são recebidos no Cremepe

Em decorrência das deficiências encontradas na assistência básica de saúde na maioria dos serviços públicos do município do Recife, o setor de fiscalização do Cremepe recebeu diretores da Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques, Policlínica Amaury Coutinho e Unidade Mista Professor Barros Lima. Na pauta, as insuficiências encontradas nas policlínicas. As duas unidades de saúde apresentam carências semelhantes, sendo apontadas como principais: a escala incompleta de médicos; desabastecimento de medicamentos e de materiais e o suporte precário do serviço de ambulância. Ainda na reunião ficou clara a necessidade de uma ampla reforma da policlínica Amaury Coutinho, que conta com estrutura física antiga e muito comprometida. Em várias reuniões com o secretário municipal de Saúde, Jaílson Correia, as entidades médicas cobraram agilidade nas providências para dotar os serviços de condições apropriadas ao atendimento à população. Tais diligências culminaram com a presença do secretário no dia 31 de maio no Conselho, quando assumiu o compromisso de encaminhar ofício estipulando prazos para consecução das medidas que serão adotadas. O Cremepe irá acompanhar a execução das metas estabelecidas, em reuniões mensais com o secretário municipal de Saúde, conforme acordado.

 

CREMEPE: Nota de Esclarecimento

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), por meio da sua Diretoria, vem informar à classe médica e à sociedade que não admitirá nem tolerará assédio moral ou policial aos médicos plantonistas das redes pública e privada, como vem ocorrendo por causa das escalas incompletas nas emergências do Recife, Região Metropolitana e Interior. Tomaremos todas as medidas legais cabíveis para evitar que isso aconteça. E, também, orientamos os médicos e as médicas para que somente atendam fora de sua especialidade em casos de risco à vida, para não incidirem em omissão de socorro.

ÉTICA MÉDICA: Cremepe recebe novos médicos do Estado

Com o objetivo de promover preceitos do novo Código de Ética Médica, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) reuniu, na sede doConselho, a sexta-feira (07.06), formandos do curso de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) para apresentar as ações desempenhadas pela Escola Superior de Ética Médica (ESEM). Na oportunidade, os médicos conheceram o papel e o organograma dos Conselhos Regionais e do CFM. Eles ainda tiraram dúvidas sobre questões práticas do exercício da profissão, como a importância do preenchimento de prontuários, rendição de plantões, carimbo e atestado médico. A palestra foi ministrada pela diretora da Escola Superior de Ética Médica do Cremepe (Esem), Jane Lemos, e contou com a participação da presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, e do secretário-geral André Dubeux.

 

PROTESTO: Médicos e estudantes realizam ato público em defesa do Hospital Dom Moura

Médicos e estudantes de medicina realizaram na manhã de terça-feira (04/06) um ato público seguido de passeata em defesa do Hospital Dom Moura, em Garanhuns, que contou com o apoio da população. A categoria se concentrou por volta das 9h, em frente à unidade de saúde e em seguida caminhou com faixas e cartazes até o Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite. O objetivo do protesto foi chamar atenção dos órgãos públicos e cobrar providências urgentes para solucionar a crise instalada no Hospital. Em abril,  o Cremepe determinou a interdição ética dos setores de pediatria, clínica médica, cirurgia e traumatologia. Desse tempo pra cá, a população e os profissionais de saúde sofrem ainda mais com a morosidade a solução dos problemas.      

FISCALIZAÇÃO: Cremepe inspeciona o Real Hospital Português

A equipe de fiscalização do Cremepe inspecionou nos dias 29 de abril e 03 de maio a emergência geral, a UTI Neonatal e o principal bloco cirúrgico do Real Hospital Português (RHP), no Recife. Durante a fiscalização verificou-se que a emergência do RHP está superlotada, comprometendo a assistência aos pacientes. A capacidade instalada do serviço está subdimensionada para a demanda que recebe, sobrecarregando os profissionais, que destacaram o estresse a que estão sendo submetidos. O setor da UTI neonatal, com reforma em curso, está funcionando, no momento, em apartamentos improvisados com inadequações que violam normativos para o correto funcionamento da unidade. A diretora técnica do hospital, Maria do Carmo, o chefe de emergência, Hélio Calábria, e a coordenadora da UTI neonatal, Ângela Santos, compareceram ao Cremepe no dia 23 de maio, onde participaram de reunião com representantes do Cremepe, o médico fiscal Sylvio Vasconcelos e o 2° secretario Roberto Tenório, para avaliar a situação do RHP.    

SAÚDE PÚLICA: CFM e MPF firmam parceria para fiscalizar serviços médico-assistenciais

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram parceria para fiscalizar serviços médico-assistenciais, especialmente na rede pública em todo o país. O acordo vai ser operacionalizado por meio dos conselhos regionais de medicina (CRMs) e representantes da Procuradoria Geral da República nos estados, que poderão fazer visitas conjuntas, análise dos resultados de relatórios e criar mecanismos para a tramitação dos documentos. Irregularidades encontradas poderão gerar denúncias e abertura de processos ético-profissionais nos conselhos ou em outras esferas por irresponsabilidade na gestão dos serviços. "Para nós, é motivo de grande satisfação estreitar esse relacionamento com os conselhos de medicina. Temos certeza de que podemos, juntos, contribuir para aprimorar os serviços de saúde e assistência médico-hospitalar no Brasil", ressaltou o subprocurador geral da república, Eitel Santiago de Brito Pereira, ao apresentar trabalho da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.