Boletim Cremepe - N° 298- www.cremepe.org.br/boletim/N298.html
Recife, 16 de junho de 2013 - Edição Nº 298  
 
 

SAÚDE PÚBLICA

Para entidades médicas, nomeação de concursados ainda é insuficiente

A pressão e a luta histórica das entidades médicas de Pernambuco – Cremepe, Simepe e AMPE - resultaram em mais uma conquista para a categoria médica. Na tarde da quarta-feira (12/06), o governador Eduardo Campos nomeou 350 médicos para 20 hospitais estaduais da capital e interior do Estado. Diante das reivindicações das entidades médicas, com reuniões frequentes com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), além das denúncias do déficit de escalas de plantão e pressão para nomeação dos concursados, o Governo do Estado confirmou a nomeação dos aprovados no último concurso público realizado em 21 de abril. No entanto, as entidades avaliam que o número anunciado pelo Governo do Estado ainda é insuficiente para atender as necessidades existentes em toda rede estadual de saúde, visto que a própria SES reconheceu que o déficit de profissionais era de 505 médicos, conforme publicação no Balanço de Gestão de 2012. A solenidade de nomeação foi realizada no Centro de Convenções, em Olinda, e contou com a presença do secretário-geral do Cremepe, André Dubeux, e do presidente do Sindicato dos Médicos, Mário Jorge Lobo.  

 

 

 

INICIATIVA: Cremepe incentiva prática do novo Código de Ética Médica

A Escola Superior de Ética Médica do Cremepe (ESEM) promoveu na sexta-feira (14/06), aula sobree o novo Código de Ética Médica aos concluintes do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em plenária na sede do Conselho. O Cremepe, como órgão supervisor da ética profissional da classe médica, no exercício de suas atividades básicas, prima pelo desempenho ético da medicina e do exercício legal da profissão. As aulas sobre ética aos formandos, inciativa do Cremepe desde a sua formação, foi ministrada desta vez pela conselheira Jane Lemos. Em conjunto com o secretário-geral do Cremepe, André Dubeux, foram esclarecidas todas as dúvidas levantadas pelos participantes sobre questões práticas do cotidiano, em função do Novo Código.

 

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: Cremepe confere diplomas de médicos estrangeiros

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, recebeu o médico ortopedista e integrante do Comitê Organizador da Copa das Confederações 2013, Romeu Krause, e o gerente-geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito, para verificar a documentação dos médicos estrangeiros que fazem parte das equipes dos oito países participantes. Durante o encontro, foram apresentados à presidente os certificados, declarações e diplomas dos médicos e dos profissionais de saúde das delegações. "Apenas Japão e Taiti apresentaram documentação incompleta", afirmou Helena Carneiro Leão. Também foram discutidas as condições de atendimento médico aos torcedores que estarão na Arena Pernambuco. Outra preocupação da presidente foi saber quais hospitais serão referência para atendimento médico durante a Copa. Ficou definido que o Hospital Otávio de Freitas (HOF), Hospital da Restauração (HR) e Pelópidas Silveira atenderão a demanda. Já o Hospital Esperança, da rede privada, garantiu que fará pelo menos o primeiro atendimento caso haja necessidade.

ENTREVISTA: No Programa do Jô, presidente do CFM faz críticas à gestão do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) sofre de um processo histórico de sucateamento por conta do baixo investimento e da falta de uma administração com visão estruturante. Além disso, a dificuldade de acesso ao atendimento, sentido principalmente nas áreas de difícil provimento, não será resolvido com a importação de médicos estrangeiros, mas com a oferta de condições e de estímulos para que os médicos brasileiros ocupem esses espaços. Estas foram algumas das principais conclusões apresentadas pelo presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, em entrevista ao apresentador Jô Soares, na madrugada de quarta-feira (12). Foram quase 40 minutos de conversa, durante os quais o representante dos médicos falou sobre a realidade da assistência na rede pública brasileira, apontou os gargalos e dificuldades enfrentadas pelos pacientes e pelos profissionais e ressaltou as propostas de soluções já encaminhadas pelo CFM ao Ministério da Saúde e ao Palácio do Planalto.

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Entidades médicas criticam contratação de profissionais estrangeiros

A decisão anunciada pelo Ministério da Saúde de contratar seis mil médicos estrangeiros - da Espanha, de Cuba e de Portugal - sem a realização do Revalida foi duramente criticada pelos representantes das entidades médicas que participaram de audiência pública realizada na terça-feira (11) pela Comissão de Educação. O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida) é uma prova que avalia a qualidade do profissional de medicina e é aplicada a todos os alunos - brasileiros ou estrangeiros - que tiverem feito o curso no exterior. Segundo a proposta do Governo, esses médicos teriam atuação restrita ao interior do País e contariam com um registro provisório de três anos, podendo depois realizar a validação do diploma, através do Revalida, ou voltar para seus países de origem. Na opinião do segundo vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda, que participou da audiência, a medida é insuficiente, porque o médico sem uma estrutura adequada não consegue atender à população. Para a interiorização dos médicos, o CFM defende a adoção de uma carreira de estado e a realização de concurso público imediato para o preenchimento dessas vagas que o Ministério quer completar com médicos estrangeiros.      

NOMEAÇÃO: Othon Bastos assume cadeira na Academia Pernambucana de Medicina

A presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, participou da solenidade de posse do professor Dr. Othon Coelho Bastos Filho, na cadeira nº 23, anteriormente ocupada pelo acadêmico Djalma Antonino de Oliveira, da Academia Pernambucana de Medicina. A solenidade aconteceu no dia 07/06 no Memorial da Medicina, no Derby. Para Helena Carneiro Leão, foi um momento ímpar. "A importância da Academia é a valorização dos médicos Pernambucanos que sempre contribuem com a história da entidade e da categoria", disse. O novo acadêmico foi saudado pelo Dr. Waldênio Florêncio Porto, da Academia Pernambucana de Letras e da Academia de Medicina. Othon Coelho Bastos Filho é pernambucano, nascido no bairro de Apipucos, o Recife,em junho de 1936.    

POSSE: Cremepe nomeia nova Comissão de Ética Médica de cinco Hospitais do Estado

Na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), membros eleitos das Comissões de Ética Médica de cinco unidades de saúde do Estado tomaram posse em plenária, na última sexta (14/06). O Cremepe esteve no Hospital Otávio de Freitas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Santa Casa de Misericórdia do Recife e Fundação Altino Ventura, em março deste ano, para acompanhar a eleição de formação das novas comissões.  

 

 

-+