Boletim Cremepe - N° 299- www.cremepe.org.br/boletim/N299.html
Recife, 24 de junho de 2013 - Edição Nº 299  
 
 

MÉDICOS ESTRANGEIROS

Em resposta à Presidente, Simepe convoca médicos para paralisação

Após o anúncio em rede nacional da presidente Dilma Rousseff de que iria trazer milhares de médicos estrangeiros para atuar no Brasil, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou uma paralisação das atividades para esta terça-feira (25). Cruzam os braços todos os médicos que atuam em serviços eletivos (ambulatórios e Saúde da Família) que atuam em unidades municipais, estaduais e federais. Os atendimentos em urgências e emergências, em hospitais e UPAs, serão mantidos.
Também será realizada uma Assembleia Geral, às 14h, no Memorial de Medicina, no bairro do Derby, área central do Recife, para discutir as próximas ações da mobilização. Essa assembleia já estava marcada para ocorrer com médicos da Prefeitura do Recife, mas foi estendida a toda a categoria que trabalha em unidades de saúde do Estado, Municípios e do Governo Federal. 

 

 

 

INICIATIVA: Cremepe se posiciona a respeito do pronunciamento da Presidente da Republica

O Cremepe informa aos médicos e à população em geral que, tendo em vista a declaração da presidente da república quanto à contratação de milhares de médicos estrangeiros, adotará o que segue:

-Reinteramos nossa posição contrária avessa medida, que não resolverá a questão da saúde. A carreira médica de estado e condições de trabalho são imprescindíveis para a saúde pública de qualidade.

- O Cremepe apoia o movimento do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e comparecerá ä AGE dos médicos nesta terça-feira, dia 25/06/13, às 14h, no auditório do Memorial de Medicna, no Derby.

- O Cremepe não habilitará nenhum médico estrangeiro sem o Revalida, nos moldes atuais, e fluência na língua portuguesa.

A Diretoria

 

FISCALIZAÇÃO: Cremepe se reúne com gestores e residentes do Hospital das Clínicas

Os residentes de pediatria do Hospital das Clínicas (HC) realizaram, na manhã desta quinta-feira (20), um ato público para reivindicar melhorias na docência acadêmica. Simultaneamente, o diretor do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), André Dubeux, e o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Sílvio Rodrigues, reuniram-se com a diretora técnica do HC, Iaracy Melo; com a coordenadora de Residência Médica do HC, Norma Arteiro, e com o diretor de Ensino Pesquisa e Extensão, Ângelo Pizzo, para discutir a qualidade da assistência do serviço de preceptoria prestado aos médicos. Ausência de pediatras nos plantões, especialmente nos finais de semana e feriados, foi a principal queixa dos residentes. Uma situação que eles alegam estar enfrentando desde que ingressaram na especialização do serviço de pediatria do HC. Na última terça-feira (18), O Cremepe fiscalizou o serviço de pediatria do HC, que desde o dia 17/06 está sem internar pacientes da emergência pediátrica, devido à ausência de médicos plantonistas para supervisionar os residentes. "Precisamos encontrar soluções que não culminem no fechamento do serviço. Já discutimos no Conselho o ofício enviado pelos residentes e iremos acompanhar de perto todo o processo", garantiu Dubeux.

REUNIÃO: Cremepe discute saúde de Caruaru

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) se reuniram na última terça-feira (18/06), na sede do Conselho, com os diretores do Hospital Regional do Agreste (HRA), da Central de Leitos, Tiago Azevedo, e com o delegado do Cremepe em Caruaru, Alexandre Melo. O grupo discutiu sobre a responsabilidade de Caruaru na lotação da UPA do Estado e do HRA, das condições de transporte dos pacientes e das escalas incompletas. No Hospital Regional do Agreste, há sete vagas do concurso, mas apenas um profissional vai assumir. As escalas estão com dois cirurgiões, embora 17 já tenham sido convocados. Por isso, o conselho vai aguardar a lotação. "Em relação às escalas, a Resolução fica em vigor", informou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. Para Pedro Melo, diretor do HRA, está faltando comunicação entre a Central de Regulação e os hospitais. "Os pacientes estão chegando da UPA com senha para fazer tomografia no hospital", disse.

 
 

FISCALIZAÇÃO: Cremepe fiscaliza maternidades de Olinda

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) solicitará audiência com o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, para denunciar problemas na saúde pública do município. Escalas de plantão incompletas, falta de insumos e estrutura precária são realidade em alguns hospitais da cidade. Além da crise materno-infantil que está se agravando. A maternidade Brites de Albuquerque, por exemplo, tem o orçamento em torno de 800 mil reais por mês, enquanto a produtividade é insignificante em relação a tal valor. Fato que torna o gasto com um parto o valor de 17 mil reais. Entretanto, o Cremepe recebeu a secretária municipal de saúde de Olinda, Teresa Miranda, em duas oportunidades com o objetivo de resolver o déficit na escala de médicos plantonistas. O foco da reunião com o prefeito Renildo Calheiros será a contratação de médicos para completar as escalas de plantão das unidades de saúde garantindo melhores condições de atendimento aos pacientes.      

COMISSÃO ELEITORAL: Publicado edital com as chapas inscritas para eleição do Cremepe

A Comissão Eleitoral do CREMEPE designada para acompanhar e coordenar as eleições da gestão 2013/2018 deste Conselho (PORTARIA N.º 165/2013), composta pelos médicos: Dr. Gilson Edmar Gonçalves e Silva, Dra. Maria de Fátima Albanez de Medeiros e Dr. Carlos Alberto Sá Marques, recebeu, analisou e deferiu, no período das 08:00 horas do dia 03/06/2013 às 18:00 horas do dia 17/06/2013 à luz da Resolução CFM 1993/2013 o requerimento de registro de duas chapas respectivamente, CHAPA "RENOVAR E UNIR. NÓS TODOS JUNTOS FAZEMOS O CREMEPE", que recebeu o número de registro 01 e a CHAPA "NOVO CREMEPE" que recebeu o número de registro 02, tornando público este ato e os candidatos ao cargo de conselheiro efetivos e suplentes de cada uma delas.    

SERRA TALHADA: Entidades médicas discutem propostas e reivindicações

Representantes das entidades médicas de Pernambuco - Cremepe e Simepe - reuniram-se no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. O objetivo da reunião foi ouvir dos profissionais as condições de trabalho, sobrecarga de atendimento, carência de recursos humanos, assédio moral e o anúncio do Governo Estadual referente à nomeação dos seis novos concursados para o Hospam. Durante quase duas horas, os médicos puderam discutir, questionar e opinar sobre as responsabilidades dos gestores públicos em relação à saúde pública em geral, bem como a do Hospam. Segundo os médicos, o déficit é muito maior do se pensa. Os clínicos de plantão, por exemplo, atendem mais de 200 pacientes em 12 horas, contrariando a Resolução nº 01/2005 do Cremepe que determina que neste período o atendimento deve ser de no máximo de 36 pacientes.