Boletim Cremepe - N°304- www.cremepe.org.br/boletim/N304.html
Recife, 28 de julho de 2013 - Edição Nº304  
 
 

ELEIÇÕES CREMEPE 2013

Calendário de eleições é mantido

O Cremepe informa à classe médica que está mantido o calendário das eleições, conforme estipulado pelo edital do CFM,  e ratificado pelo TRF, por meio de decisão judicial da desembargadora Margarida Cantarelli. O voto presencial será nos dias 5 e 6 de agosto, das 8h às 20h, em 23 locais, incluindo a sede do Conselho, no Espinheiro. Os votos por correspondência, nos demais municípios, serão considerados válidos se chegarem até às 20h do dia 06/08/2013, na sede do Cremepe. Para exercer o direito do voto o médico deve estar quite até o ano vigente, podendo quitar as pendências nos dias da votação na sede da entidade, via cartão de débito. Médicos com mais de 70 anos são considerados remidos e, portanto, aptos a votar.     

 

 

 

PARALISAÇÃO NACIONAL: Médicos retomam paralisação em todo o Brasil

Reforçando a luta contra os anúncios da presidente Dilma Rousseff, a categoria médica iniciou a terça-feira (23/07) com novas manifestações e paralisação por todo o Brasil. O ato fez parte do calendário de greve estabelecido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), em enfrentamento ao Programa Mais Médicos e aos vetos da lei que regulamenta a Medicina. Durante esta semana, na terça (30) e na quarta (31), também haverá suspensão do atendimento e vários estados já confirmaram a adesão. Mesmo em estado de greve, os serviços de urgência e emergência são mantidos. "É uma luta geral, em nome da Medicina e da população brasileira", ressaltou o presidente da entidade, Geraldo Ferreira. As entidades médicas de Pernambuco (Cremepe, Simepe e Ampe) estão participando da mobilização.

IMPORTAÇÃO MÉDICA: Cremepe rebate declaração do presidente da Amupe

Em resposta ao presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, publicada no Jornal do Commercio, no dia 22 de julho, o 2º Secretário do Cremepe, Roberto Tenório, esclarece que as entidades médicas sempre contribuíram para o aprimoramento do SUS, formulando propostas, sugestões, participando de debates e movimentos da sociedade organizada. Em relação ao provimento de médicos para as regiões carentes, há muito tempo as entidades médicas defendem a instituição de uma carreira à semelhança do judiciário para médicos e demais profissionais de saúde, bem estruturada, com previsão de mobilidade, de base estadual ou federal, financiada pelas três instâncias do poder executivo. 

 

PROGRAMA MAIS MÉDICOS: AMB vai à Justiça contra Medida Provisória

A Associação Médica Brasileira entrou, na terça-feira (23/07), com um mandado de segurança coletivo com pedido liminar contra a Medida Provisória nº 621, publicada em 08 de julho de 2013. A AMB solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação do Programa Mais Médicos e questiona a falta de urgência e relevância do Programa, já que será implantado somente em 2015, além da vinda de médicos estrangeiros sem validação de diplomas (nos termos da Lei); a falta de comprovação do domínio da língua portuguesa pelos candidatos; a discussão sobre a obrigatoriedade do serviço civil obrigatório e a criação de subcategorias de médicos com limitação territorial.

SERVIÇO: Cremepe desenvolve sistema de agendamento eletrônico

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) disponibiliza aos médicos do Estado o Sistema de Agendamento do Atendimento Médico (SAAM). A ferramenta tem o objetivo de dar maior celeridade e praticidade aos serviços prestados pela instituição. Assim, o médico espera menos tempo, evita tumulto e filas. Para utilizar o SAAM é só acessar o link "Agendamento do Atendimento" no portal do Cremepe.       

 
-+