Boletim Cremepe - N°306- www.cremepe.org.br/boletim/N306.html
Recife, 11 de agosto de 2013 - Edição Nº306  
 
 

2013-2018

Cremepe apresenta resultado das eleições

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que, realizadas as eleições nos dias 05 e 06 de agosto para a gestão 2013-2018, a Chapa 1 obteve 4.330 votos (57,6%) e a Chapa 2 recebeu 3.180 votos (42,4%), do total dos 7.510 votos atribuídos às duas chapas. Estavam aptos a votar cerca de 12 mil médicos. Em outubro deste ano, um grupo de 40 conselheiros irá assumir a entidade.     

 

 

ATO PÚBLICO: Entidades médicas mobilizam o Congresso Nacional em defesa da classe

Centenas de médicos, professores e estudantes de medicina participaram na quinta-feira (08.08) de um grande ato no Congresso Nacional contra os vetos à Lei do Ato Médico e contra a Medida Provisória 621/13, que cria o Programa Mais Médicos. Mesmo sendo a quinta-feira um dia com poucos parlamentares em Brasília, o ato público contou com a presença de 12 deputados e dos senadores Paulo Davim (PV/RN) e Ana Amélia (PP/RS). No meio da tarde, lideranças médicas reuniram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL). As atividades do dia terminaram com uma passeata da Câmara dos Deputados até o Palácio do Planalto, onde realizaram um apitaço e cantaram o Hino Nacional no momento em que estava sendo realizada a troca da bandeira.

ARTIGO: Integração das Entidades Médicas em Pernambuco

Jane Cordeiro Lemos*
Há mais de dez anos, um grupo de médicos em Pernambuco percebeu que apesar das especificidades de cada uma das três entidades médicas, existiam objetivos comuns que exigiam a união das entidades para lutar por uma pauta comum em prol dos médicos e da sociedade. É notório que o avanço tecnológico, as grandes transformações sociais e dos direitos humanos repercutiram nas diversas áreas do conhecimento humano com enormes desafios éticos, bioéticos e implicações na assistência à saúde do país, tanto no sistema público como privado. Diante deste cenário tornou-se imperiosa a atuação das entidades médicas com uma pauta comum de ações levantando bandeiras como: abertura de escolas médicas baseada em critérios definidos, Plano de Carreira Médica à semelhança do judiciário, extensão dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos mais avançados à população mais carente e educação continuada permanente para os profissionais de saúde.

 

 

CAMPANHA: Médicos estão unidos para derrubar a MP 621/2013

As Estidades Médicas estão mobilizando a população a enviar uma mensagem para os deputados e senadores pedindo o apoio para derrubar a MP 621/2013, que institui o Programa Mais Médicos, e para derrubar os vetos da Lei 12.842/2013, que regulamenta a profissão de médico. Para participar e divulgar a campanha acesse o link abaixo.    

 

 
-+