Boletim Cremepe - N°315- www.cremepe.org.br/boletim/N315.html
Recife, 13 de outubro de 2013 - Edição Nº315  
 
 

SOLENIDADE

Nova diretoria do Cremepe toma posse em noite festiva

A noite de 10 de outubro foi marcada pela solenidade da posse festiva da nova diretoria do Cremepe, que tem como presidente o médico Sílvio Sandro Rodrigues, e dos demais conselheiros da gestão 2013-2018 do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Ao se despedir do cargo de presidente, a médica Helena Carneiro Leão agradeceu a todos pela confiança depositada enquanto esteve à frente da entidade. "Deixo a presidência deste Conselho com a consciência de dever cumprido", afirmou. Em seu discurso, o presidente eleito do Cremepe, Sílvio Rodrigues, citou os momentos históricos da consolidação da democracia no país. "Assumimos inicialmente a difícil missão de defender a Medicina de nosso país, mesmo sofrendo com o autoritarismo do Governo Federal. Nós, conselheiros eleitos, representantes dos médicos pernambucanos, prometemos honrar nosso Código de Ética e a Constituição Federal Brasileira", disse o novo presidente do Cremepe. Estiveram presentes representantes de entidades médicas de Pernambuco e do BrasiL, como o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, e também os secretários de Saúde do Recife e de Pernambuco, Jaílson Correia e Antônio Carlos Figueira, respectivamente. A solenidade de posse aconteceu na Casa de festas Porto Fino Recepções, em Casa Forte.     

 

 

 

 

 

DENÚNCIA: Cremepe recebe análise da água colhida pela Caravana da Seca

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) recebeu na quarta-feira (09.10) o resultado da análise físico-química e bacteriológica da água colhida nas cidades de Arcoverde, Caetés, Ibimirim, Sertânia, Betânia, Serra Talhada, João Alfredo, São Bento do Una e Bom Conselho durante a visita da Caravana da Seca. Em todos os municípios foram identificados índices de coliformes muito acentuados e análise físico-química sem potabilidade conforme a portaria MS 2914/11. Os resultados foram encaminhados ao governo de Pernambuco, Ministério Público do Estado (MPPE), Controladoria da República em Pernambuco, Ministério da Saúde e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O Conselho e o Sindicato consideram extremamente grave que a água nesses municípios seja contaminada, elevando em muito o risco de doenças infectocontagiosas na população pela qualidade da água.

MAIS SAÚDE: Pressão do CFM faz base aliada do governo recuar e aceitar melhorias na MP 621/2013

O Conselho Federal de Medicina (CFM) exerceu a pressão necessária para obrigar a base aliada do Governo Federal a rever pontos que constavam do relatório final da Medida Provisória, aprovada pelo Congresso na terça-feira (08.10). No entanto, o entendimento mantido não implica em adesão ou apoio da entidade ao Programa Mais Médicos. Pelo contrário, o CFM entende que essa proposta continua merecedora de críticas pela forma como tem sido conduzida. Os avanços alcançados no corpo a corpo com os parlamentares resultam também da determinação com a qual o CFM entende sua missão institucional, que não tem vínculos com interesses particulares, políticos ou eleitorais. A grande preocupação foi implantar mudanças no texto que assegurem ganhos para o exercício da Medicina e para a qualidade da assistência oferecida à população ante às pressões Governo.

 

SAÚDE PÚBLICA: Cremepe e Simepe fiscalizam o HAM

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizaram na manhã da quarta-feira (09/10) o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela. O tesoureiro do Conselho, Mário Fernando Lins, e o vice-presidente do Sindicato, Fernando Cabral, visitaram a unidade e constataram a superlotação de pacientes. A cardiologia, que possui 31 leitos, estava com 47 pacientes internados em macas extras e poltronas localizadas nos corredores do hospital. Mesmo assim, a diretoria do HAM informou que a média do número de internamentos da cardiologia de janeiro a setembro foi de 44,1% dos pacientes que chegaram à unidade.

 

HOMENAGEM : Dia do Médico será comemorado terça com a Medalha São lucas

Nesta terça-feira (15.10), na sede da Associação Médica de Pernambuco, haverá a homenagem ao Dia do Médico com a outorga da Medalha São Lucas aos profissionais que se destacaram pelas suas ações na Medicina. Este ano os homenageados são: Helena Maria Carneiro Leão (reumatologista), Renato Dornelas Câmara (cirurgião) e Ney Cavalcanti de Albuquerque (endocrinologista). A cerimônia é promovida pelas três entidades médicas do estado: Ampe, Cremepe e Simepe. O evento será às 20h. A Ampe fica na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista.   

 

-+