Boletim Cremepe - N°318- www.cremepe.org.br/boletim/N318.html
Recife, 03 de novembro de 2013 - Edição Nº318  
 
 

REAJUSTE

Médicos do Recife fecham acordo salarial com Prefeitura

Os médicos da Prefeitura do Recife aprovaram em assembleia geral, realizada no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), na tarde de quinta-feira (31/10), a proposta de reajuste salarial apresentada pela gestão municipal. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Mário Jorge Lôbo, apresentou os ítens negociados entre a entidade médica e a Prefeitura, que, além do reajuste salarial, incluem também o destravamento do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a realização do concurso público para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) . O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues, também esteve presente na mesa da AGE e avaliou como positivo o entendimento ente a categoria e a PCR: "Novamente foi um movimento que trouxe ganhos com percentuais reais, que envolve o destratavamento do plano de cargos e carreiras, com progressões por qualificação, tempo e mérito"..     

 

 

 

 

 

SAÚDE PÚBLICA:Superlotação do HGV é tema de reunião no Cremepe

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizou, na noite de terça-feira (29.10), uma plenária extraordinária com os médicos e gestores do Hospital Getúlio Vargas (HGV), na sede da entidade. A reunião foi para discutir a superlotação da emergência e da sala de recuperação. Segundo os médicos do HGV, o setor de ortopedia do hospital é o mais prejudicado por causa do excesso de pacientes vítimas de acidentes de motos. Os médicos denunciaram ainda a falta de leitos de retaguarda, de anestesistas e de instrumentação. Para o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, o encontro com médicos e gestores do Hospital Getúlio Vargas foi uma oportunidade para iniciar as discussões sobre as deficiências da unidade e estabelecer caminhos que levem à resolução dos problemas. "A finalidade da plenária é ouvir as queixas dos médicos e definir prazos junto aos gestores da unidade", explicou.

MANIFESTO À NAÇÃO: Esclarecimentos do CFM aos médicos e à sociedade

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vem externar a toda a sociedade brasileira, em especial à classe médica, sua perplexidade ante a conduta da Presidente da República, Dilma Rousseff, ao desonrar entendimento relativo à aprovação da Medida Provisória 621/2013, efetuado com o aval de seu governo e de sua base aliada no Congresso. No momento de sancionar a Lei 12.871/13, a Presidente vetou artigo que garantia carreira federal para o médico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ressalte-se, os outros pontos foram mantidos. O CFM envidará todos os esforços para que a sociedade mantenha suas conquistas democráticas e para que a classe médica seja devidamente respeitada por ser legítima guardiã e aliada na defesa da saúde do povo brasileiro.  

PORTAL: Cremepe oferece ferramenta de busca on-line de médicos por especialidade

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que no portal da entidade, através do endereço eletrônico (www.cremepe.org.br), está disponível uma ferramenta de pesquisa de médicos por especialidade. O internauta deve clicar na opção "Localizar médicos registrados", que fica na parte superior do lado direito do portal, e fazer a busca. Assim, a entidade coloca à disposição a lista completa dos médicos registrados por especialidade em Pernambuco e reforça a importância de os profissionais manterem atualizados seus cadastros com certificado de pós-graduação. "É de fundamental importância que os médicos registrem seus títulos de especialistas junto ao Conselho para que a entidade tenha seu cadastro atualizado", afirmou o secretário-geral, José Carlos Alencar.   

 

 
-+