Boletim Cremepe - N°321- www.cremepe.org.br/boletim/N321.html
Recife, 24 de novembro de 2013 - Edição Nº321  
 
 

BLITZ NOTURNA


Médicos denunciam condições precárias de hospitais públicos do Recife

Escalas médicas incompletas, demora na entrega dos exames, emergências superlotadas, pacientes nos corredores, instalações elétricas inadequadas, paredes com mofo e infiltrações. Esses foram os principais problemas encontrados em cinco hospitais públicos vistoriados pelo Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos, durante uma blitz noturna. O resultado foi anunciado à imprensa, na quinta-feira (21.11), na sede do Cremepe, no Espinheiro. A fiscalização verificou as condições de funcionamento dos seguintes hospitais: Restauração (HR), Agamenon Magalhães (HAM), Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), Policlínica Amaury Coutinho e Unidade Mista Barros Lima. "O balanço geral da ação constatou a insuficiência de investimento na saúde pelo Governo Federal, que resulta na situação precária de assistência médica à população", afirmou o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues.    

 

 

 

 

 

MAIS MÉDICOS I : OMS e OIT recebem denúncia de ilegalidades no recrutamento de estrangeiros

O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Mário Jorge Lôbo, acompanhou o presidente e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto d'Avila e Carlos Vital, respectivamente, em viagem à Genebra, na Suíça, no último dia 06 de novembro, para alertar a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre o Programa Mais Médicos.De acordo com Mário Jorge, as entidades decidiram ir até Genebra por entender que não poderiam apresentar a denúncia à Organização Panamericana de Saúde (Opas). "O órgão apóia o Mais Médicos, além disso, a atual presidente é cubana. Achamos que poderia gerar um conflito de interesses", explicou.

MAIS MÉDICOS II: Conselheiros do CFM participam de audiência no STF para discutir legalidade

O Conselho Federal de Medicina (CFM) foi uma das entidades convidadas a se manifestar na audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a legalidade do Programa Mais Médicos, que será realizada nesta segunda e terça-feira (25 e 26 de novembro). No total, serão 32 expositores de 23 entidades representativas dos médicos, trabalhadores, de grupos da sociedade civil e do Poder Público. As informações e comentários apresentados subsidiarão o julgamento de duas ações de inconstitucionalidade que contestam a Medida Provisória 621/2013, que instituiu a iniciativa. A audiência pública foi marcada pelo ministro Marco Aurélio Mello - relator das Adins 5.035 e 5.037, que contestam a legalidade do Programa.

 

 

PACIENTE COM CÂNCER : Nova lei vai facilitar tratamento em casa

A partir do ano que vem, os planos de saúde e seguros privados de assistência à saúde vão ser obrigados a cobrir os custos dos remédios orais para o tratamento domiciliar do câncer. A medida já estava prevista em resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas agora virou lei (12.880/13), publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (14). O projeto (PL 3998/12) que deu origem à lei foi aprovado na Câmara dos Deputados em agosto e, pela segunda vez, no Senado no último dia 22 de outubro. O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que foi o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara (CCJ), destaca que a ampliação da cobertura dos convênios vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer tratados em casa.   

 

-+