Boletim Cremepe - N°326- www.cremepe.org.br/boletim/N326.html
Recife, 12 de janeiro de 2013 - Edição Nº326  
 
 

CREMEPE ITINERANTE

Garanhuns é a primeira cidade a receber o projeto


Nos próximos dias 27 e 28, o Conselho Regional de Medicina estará em Garanhuns, no Agreste, cumprindo mais uma proposta de campanha que é reforçar as ações do Conselho no Interior: "O CREMEPE ITINERANTE". O projeto será realizado em conjunto com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Nesses dois dias, representantes de todos os setores do Cremepe estarão na cidade para a posse dos delegados, a inauguração da Delegacia Regional do Conselho, visitas a hospitais e postos de saúde, uma audiência com o secretário de Saúde do município e contatos com a Imprensa local. Já o Simepe também irá dar posse aos diretores regionais, além de realizar ações sindicais. 

 

 

 

MOVIMENTO MÉDICO 2014 :Vice-presidente do CFM discute estratégias no Cremepe

O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, participou da plenária na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na segunda-feira (06.01). Em pauta, a discussão sobre as principais estratégias a serem adotadas pelas entidades médicas em 2014. "A nossa luta não é partidária, ou seja, nem de esquerda nem de direita", afirmou. 

REUNIÃO: Cremepe e MPPE discutem assistência terapêutica 

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux, o 2º secretário do Conselho, Ricardo Paiva, e os promotores do Ministério Público do Estado (MPPE), Fernando Falcão Ferraz, Paulo Lapenda e Marco Aurélio Farias, se reuniram, na tarde de quarta-feira (08/01), na sede do Cremepe, no Espinheiro. Na discussão foi debatida a atual situação das comunidades terapêuticas e repudiado o modelo de algumas que mantêm o cárcere privado e o direito de ir e vir do cidadão.

 

DOENÇAS DA PRÓSTATA: Parecer do CFM aprova embolização como alternativa de tratamento 

O plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou parecer (29/2013) que abre perspectivas para que os brasileiros diagnosticados com hiperplasia prostática benigna contem com mais uma alternativa de tratamento: a embolização das artérias da próstata. Este procedimento, desenvolvido em 2007, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, há cerca de cinco anos vem sendo aplicado de forma experimental na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Antes da liberação do parecer 29/13, o procedimento foi aprovado em outubro de 2013 pela Comissão de Reconhecimento de Novos Procedimentos e Terapias em Medicina (CRNPTM). 

INSCRIÇÕES ABERTAS: I Congresso Brasileiro de Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo

Entre os dias 27 a 29 de março de 2014 no Enotel Resort, em Porto de Galinhas, Pernambuco, a Federação Brasileira de Gastroenterologia realizará o I Congresso Brasileiro de Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo. No programa foi contemplado o que há de mais recente em Doenças Funcionais do Aparelho Digestivo, buscando a troca de experiências entre os participantes.  

 

 
-+