Boletim Cremepe - N°327- www.cremepe.org.br/boletim/N327.html
Recife, 19 de janeiro de 2013 - Edição Nº327  
 
 

COBRANÇA

Soluções para os hospitais regionais

Representantes do Cremepe, Simepe, Ministério Público Estadual (MPPE) e da Promotoria de Caruaru estiveram reunidos na sexta-feira (17/01) na Secretaria Estadual de Saúde (SES), com o objetivo de discutir soluções para a situação dos hospitais regionais do Estado, mais especificamente do Hospital Regional do Agreste (HRA). Foram apresentadas as seguintes propostas: convocação imediata dos médicos aprovados no último concurso público estadual para Caruaru; seleção simplificada temporária para as especialidades, onde os médicos já foram empossados; estudo para implantação do sistema de transferência de pacientes; realização de Fórum de Debates, através do MPPE, com entidades médicas e gestores públicos para debater a crise nos hospitais regionais.

 

 

 

 

SALA DE ESTAR :Espaço reservado aos médicos é inaugurado no Cremepe

Os médicos que precisarem vir à sede Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no Espinheiro, contarão com um espaço confortável reservado especialmente para eles. Foi inaugurada na noite de segunda-feira (13/01) a Sala de Estar dos Médicos, com a presença da diretoria e de vários conselheiros. O espaço, que fica no 1º andar do prédio, disponibiliza um computador com acesso à internet, uma televisão com serviço de TV por assinatura, exemplares dos principais jornais de Pernambuco, revistas, uma mesa de apoio para leitura e um confortável sofá. "A sala de estar era um compromisso nosso de campanha e, por isso, não podíamos deixar de cumprí-lo", afirmou o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues. O Cremepe funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.  

PROJETO : CREMEPE ITINERANTE vai a Garanhuns
 
Nos próximos dias 27 e 28, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) estará em Garanhuns, no Agreste, cumprindo mais uma proposta de campanha para reforçar as ações do Conselho no Interior: "O CREMEPE ITINERANTE". O projeto será realizado em conjunto com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). Nesses dois dias, o Conselho irá oferecer os serviços para pessoa física, atendimentos com a assessoria jurídica, além da emissão de boletos. Os médicos ainda poderão conferir a regularidade no Conselho e aqueles que desejarem receber a cédula de identidade digital, na oportunidade, devem solicitar o documento à gerencia, através do email gerencia@cremepe.org.br<mailto:gerencia@cremepe.org.br> , até às 14h da sexta-feira (24/01).

 

CIRURGIA TORÁCICA : Médicos discutem assistência no Estado
 
O vice-presidente e o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux e José Carlos Alencar, respectivamente, receberam na manhã de sexta-feira (17/01), os médicos Wolfgang William e Guilherme Vieira de Mendonça, ambos especialistas em cirurgia torácica. Os cirurgiões trouxeram uma lista com os nomes dos médicos que possuem especialização na área em Pernambuco. "São apenas sete médicos, incluindo os nossos nomes. Esse é um número muito pequeno, se considerar a quantidade de médicos que atuam no estado e a quantidade de pacientes", avaliou Wolfgang. Com o intuito de melhorar a qualidade da assistência de cirurgia torácica em Pernambuco e propor novas perspectivas de atendimento, os médicos sugeriram a criação de uma Câmara Técnica do Cremepe. Os representantes do Conselho afirmaram que irão avaliar a proposta e que o assunto será discutido em reunião de plenária da entidade.

DENÚNCIA: Nota de esclarecimento

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) esclarece que acolhe toda denúncia contra qualquer médico através de sindicância ou, quando é o caso, de Processo Ético Profissional (PEP), o qual corre em sigilo de Justiça, por determinação legal. Da mesma forma que, neste Conselho, também tramitam inúmeras sindicâncias contra gestores públicos, por escalas incompletas e falta de insumos indispensáveis ao exercício da profissão, que igualmente corre em sigilo de Justiça. É tão importante que se garanta a presença do médico em seu local de trabalho quanto a existência de escalas completas e de recursos para o indispensável exercício da prática médica. 

 

 
-+