Boletim Cremepe - N°331- www.cremepe.org.br/boletim/N331.html
Recife, 16 de fevereiro de 2013 - Edição Nº331  
 
 

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

CFM entra na Justiça contra restrição à mamografia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) ingressou na sexta-feira (14) com uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada contra a União em defesa da ampliação do acesso das mulheres aos exames de prevenção e de diagnóstico do câncer de mama. O questionamento tem como foco a portaria do Ministério da Saúde nº 1.253, de 12 de novembro de 2013, que garante o custeio dos procedimentos de mamografia bilateral para rastreamento somente executado em mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Com essa decisão, ficaram prejudicadas todas as mulheres abaixo da na faixa etária que poderão ter acesso apenas à mamografia unilateral. "A exclusão das mulheres dessa faixa etária, até 49 anos, de realizarem mamografia diagnóstica no Sistema Único de Saúde (SUS), nada mais é do que um retrocesso social, ferindo um dos Princípios Constitucionalmente protegidos", ressaltou o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.


 

 

 

FECHAMENTO DE CLÍNICA: Médicos serão investigados pelo Cremepe

Três médicos que trabalham na Clínica Terapêutica Nova Aliança, voltada ao tratamento de dependentes químicos, serão investigados pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) por exercício da medicina em local sem licença de funcionamento. Interditada por ordem judicial na quarta-feira (12), em Aldeia, Camaragibe, a Nova Aliança atuava irregularmente por não dispor de registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). A situação dos três médicos será tratada em uma sindicância. O conselheiro escolhido para presidir a sindicância terá 60 dias, período que pode ser prorrogado por mais 60, para analisar o fato.


OFTALMOLOGISTAS:
Programa de Glaucoma será defendido pelo MPPE

Na quarta-feira (12/02), as entidades médicas do Estado (Cremepe e Simepe) e os profissionais envolvidos com o programa de Glaucoma do Estado se reuniram com o procurador de justiça e coordenador na área da Saúde, Paulo Lapenda, na sede do Conselho, no Espinheiro. Os oftalmologistas pediram o encontro após o Ministério da Saúde decidir que o atendimento do Programa será modificado. As verbas para a compra dos colírios, antes enviadas para os Centros de Referência, serão encaminhadas diretamente para as Secretarias Estaduais e os médicos não terão garantia do retorno do paciente para o tratamento.

 


MAIS MÉDICOS :
Médico cubano abandona trabalho em Pernambuco

O médico cubano Luis Enrique Marzo Herrera, que estava no Brasil há três meses pelo Programa Mais Médicos, abandonou o trabalho há cerca de um mês, segundo a Prefeitura de Belém do São Francisco. De acordo com o prefeito Gustavo Caribé (PSB), o médico avisou que iria visitar um amigo em Petrolina e nunca mais voltou. "Ele foi embora sem comunicar nada, sem ter nenhuma conversa. Ele não comunicou nenhum tipo de insatisfação. Estava muito bem relacionado com a comunidade. Não sei se ele tem algum problema de família em Cuba", disse Caribé.

 

NOTA DE PESAR: Cremepe lamenta falecimento do médico Adonis Carvalho

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta o falecimento do médico patologista Adonis Reis Lira de Carvalho, aos 87 anos. Ex-presidente do Cremepe, dizia que o "Conselho tem o dever de deixar a Medicina confiável à população". Adonis também dedicou mais de 60 anos de sua vida à carreira acadêmica e foi chefe do Departamento de Patologia do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), além de presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

. 

 

 
-+