Boletim Cremepe - N°332- www.cremepe.org.br/boletim/N332.html
Recife, 23 de fevereiro de 2013 - Edição Nº332  
 
 

POSSE

Cremepe nomeia primeira Comissão de Ética Médica de 2014

Os integrantes eleitos das Comissões de Ética Médica de cinco hospitais do Estado tomaram posse, em plenária na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na manhã da quinta-feira (20/02). Na abertura da reunião, o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, ressaltou que "as Comissões de Ética Médica são a representação do Conselho nas unidades de saúde para o bom desempenho da ética na Medicina praticada no Estado". Já o vice-presidente e coordenador da Comissão de Ética do Cremepe, André Dubeux, ressaltou a importância dos médicos interagirem com o Conselho nas questões dos princípios do Código de Ética Médica. Aos novos eleitos, foram apresentadas as principais resoluções de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Estaduais. Os serviços de saúde dos novos representantes são: Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), Hospital Memorial Guararapes (HMG), Hospital Memorial São José (HMSJ), Fundação Professor Martiniano Fernandes – IMIP Hospitalar e o Centro Médico-Hospitalar da Política Militar de Pernambuco (HPM).


 

 

 

HONORÁRIOS: Médicos ameaçam Camed


Nesta quarta-feira (25.02), radiologistas e profissionais de imagem do Recife se reúnem em assembleia para decidir se mantêm ou não a suspensão de atendimento imposta ao plano de saúde Camed Vida, um dos principais do Nordeste. Desde o início do mês, cerca de 90% da categoria deixou de atender usuários da operadora. A postura é uma resposta ao que foi encarado como "represália" da empresa ao pedido de reajuste dos honorários. Na prática, quatro estabelecimentos foram descredenciados. Profissionais de saúde alegam que a decisão foi arbitrária. O movimento pode tomar maiores proporções. Há a ameaça de angiologistas, cardiologistas e cirurgiões vasculares aderirem e também interromperem atendimentos. A campanha para reajuste dos valores pagos pela operadora começou no início do ano passado. O presidente da Comissão de Honorários Médicos de Pernambuco, Mario Fernando Lins, comentou que não houve sinalização de negociação por parte da empresa. "A proposta deles foi de reduzir em 20% os valores dos pacotes de serviço. Depois de rejeitada, houve o descredenciamento. Foi muita coincidência. Prezamos pelo diálogo e não por medidas injustas e arbitrárias", criticou.


PETROLINA:
Entidades médicas planejam ação civil pública contra gestão do Hospital Universitário

Na última quinta-feira (20), representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) participaram de audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT) de Petrolina, para discutir sobre condições de trabalho, atraso no pagamento dos salários (pessoas física e jurídica) e falta de recolhimento do FGTS dos médicos do Hospital Universitário do Vale do São Francisco (HU). Também participaram os representantes do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e da Univasf. A procuradora do MPT, Vanessa Patriota, não chegou a discutir o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) uma vez que foram consideradas algumas alegações da Univasf e do ISGH. Os representantes do Simepe e Cremepe, disseram que as alegações e os problemas trabalhistas não têm solução imediata, salientando que seja ajuizada uma Ação Civil Pública, a partir da confissão dos fatos pelos gestores, bem como dos documentos que serão apresentados pelas instituições. Uma outra audiência entre o MPT, o Simepe e o Cremepe ficou agendada para a primeira quinzena de março.

 



ÉTICA DA MEDICINA:
ESEM firma convênio com instituições acadêmicas do Estado

A presidente da Escola de Ética Médica (ESEM) do Cremepe, Helena Carneiro Leão, reuniu os membros do Conselho Didático e Pedagógico da ESEM para uma reunião com os coordenadores do curso de Medicina de três instituições de ensino do Estado. Participaram do encontro os coordenadores dos cursos de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Inaise Torres; da Faculdade de Ciências Médicas (UPE), Tânia Lago; e do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), Cláudio Lacerda. De acordo com Helena Carneiro Leão, o encontro serviu para "desenvolver a criação do Convênio de Cooperação Técnica para inserção do Cremepe nos eixos humanísticos dos cursos de graduação de Medicina". Ainda acrescentou que a ideia da Ecola é "de contribuir no ponto de vista ético e bioético na grade curricular de formação dos futuros profissionais médicos". Ao final da reunião ficou estabelecido que cada instituição irá encaminhar as grades, cargas horárias, temas e períodos das ementas dos cursos, no prazo de 15 dias. O encontro aconteceu no dia 14 deste mês.

 

ATENÇÃO: Cremepe divulga expediente para o carnaval

Em função dos festejos carnavalescos, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) terá seu horário de atendimentos alterado. Na sexta-feira (28/02), o Conselho funcionará das 8h às 13h, initerruptamente. De segunda (03) até a quarta (05) não haverá expediente. As atividades do Cremepe voltam ao normal no dia 06 de março (quinta), com o expediente das 8h às 17h.

.

. 

 

 
-+