Boletim Cremepe - N°333- www.cremepe.or g.br/boletim/N333.html
Recife, 09 de março de 2013 - Edição Nº333  
 
 

SAÚDE SUPLEMENTAR

Camed pode perder mais especialidades

Mais quatro especialidades médicas conveniadas à Camed Vida ameaçam suspender o atendimento aos 48.686 usuários em Pernambuco, nos próximos 15 dias. São elas: cardiologia, cirurgia vascular e endovascular, angiologia e otorrinolaringologia. Estes profissionais aderiram ao movimento dos radiologistas descredenciados pela operadora e decidiram dar o ultimato à empresa. Eles reivindicam o reajuste dos honorários e a reativação dos convênios cancelados. A mobilização dos médicos conveniados à Camed Vida iniciou em janeiro, como resposta ao descredenciamento dos radiologistas. A operadora cancelou os contratos com cinco prestadores de serviços (Derbimagem, Angiorad, Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila e Serviço de Ultrasonografia do Recife) reduzindo o quadro de profissionais de radiologia e de imagem. Segundo Mário Lins, presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos em Pernambuco, a situação se agravou com a proposta de redução de 20% dos honorários.


 

 

 

REDE ESTADUAL: Cremepe entrega relatório de fiscalizações à SES e MPPE

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues, e o secretário-geral da entidade, José Carlos Alencar, estiveram na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no dia 25 de fevereiro, para protocolar um documento elaborado pelo Conselho com relatórios de fiscalizações em unidades de saúde da rede estadual. "Após o recebimento de várias queixas dos médicos, fiscalizamos as unidades e elaboramos este relatório para análise e adoção de medidas cabíveis", afirmou José Carlos Alencar. As deficiências, segundo o documento, são de caráter material (edificação, insumos e equipamentos) e insuficiência de médicos nas escalas de plantão. "Esse é o fator que exige mais atenção dos gestores", afirmou Sílvio Rodrigues.



PRÓ-SUS:
Médicos aprovam mobilização nacional em defesa da Saúde

Representantes de conselhos de Medicina, associações, sindicatos e sociedades de especialidades médicas aprovaram uma mobilização nacional da categoria, a partir de 7 de abril, para intensificar a luta em defesa da saúde e por melhores condições de trabalho na rede pública. Estão previstos protestos, caminhadas, atos públicos e assembleias em todos os Estados para alertar a população para os problemas que afetam a saúde, eleita pelos brasileiros como tema que deve ser tratado como prioridade em 2014. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26), quando a Comissão Nacional Pró-SUS – composta por lideranças médicas de todo o país – se reuniu em Brasília. A ideia é que o início das mobilizações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) aconteça também no Dia Nacional de Advertência e Protesto aos Planos de Saúde, previsto para abril.

 


DIREITOS HUMANOS:
Cremepe participa do Comitê Estadual de Combate e Prevenção à Tortura

No dia 26 de fevereiro, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues, e o diretor da entidade, Ricardo Paiva, estiveram no gabinete da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), onde participaram da primeira reunião oficial do Comitê Estadual de Combate e Prevenção à Tortura. O Comitê possui a finalidade de erradicar e prevenir a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes.

 

ENTIDADES MÉDICAS: Cremepe, Simepe e Ampe debatem com calouros da UPE

O papel das entidades médicas de Pernambuco. Este foi o tema do debate que ocorreu no dia 26 de fevereiro, no auditório Jayme Scherb, na Universidade de Pernambuco (UPE) para os calouros de Medicina. O encontro foi promovido pelo diretório acadêmico da instituição e teve a participação das três entidades médicas do Estado. O vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, a presidente da Associação médica do Estado (AMPE), Sílvia Carvalho, e o diretor do Sindicato dos Médicos (Simepe), Tadeu Calheiros, tiraram as dúvidas dos estudantes sobre o papel das entidades.


.

.
 

 
-+