Boletim Cremepe - N°335- www.cremepe.or g.br/boletim/N335.html
Recife, 23 de março de 2014 - Edição Nº335  
 
 

ENCONTRO I

Debates promovem reflexão sobre ensino, fiscalização e trabalho médicos

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e dos demais Conselhos Regionais de todo o Brasil discutiram temas importantes da área da saúde, em João Pessoa, durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014 (I ENCM 2014), realizado entre os dias 19 e 21 de março. O evento reuniu cerca de 250 médicos no hotel Tambaú. Logo na abertura do evento, na quarta-feira (19), o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, lembrou a gravidade do momento atual para a saúde e o exercício da profissão no país. "Em tempos difíceis temos que estar preparados para os desafios. É isso que estamos fazendo: discutindo, planejando e cuidando de nossas estratégias", afirmou o presidente do CFM, Roberto d'Ávila.


 

 

ENCONTRO II: Volumes do projeto Câncer 360º são lançados durante o I ENCM 2014

O I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2014 foi o palco de lançamento de exemplares dos livros que compõem o projeto Câncer 360º - Orientações para uma Vida Melhor. Trata-se de uma obra em três volumes que oferecem a médicos e pacientes importantes informações sobre como enfrentar essa doença e ajudando a desmitificar o vasto universo que a envolve. Entre outras características que a diferenciam, os autores apostaram em reunir as dúvidas mais frequentes de pacientes, familiares e do público em geral e transformá-las em textos ricos em informações traduzidos em uma linguagem de fácil entendimento para qualquer leitor, fugindo dos modelos tradicionais de manuais e guias de orientações.

SAÚDE PÚBLICA: MP denuncia Estado por espera no SUS

Depois de contabilizar em dois anos 3.992 pessoas aguardando cirurgia nos três maiores hospitais estaduais de Pernambuco e tentar, sem sucesso, com a Secretaria Estadual de Saúde, medidas que abreviassem a espera, a Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual moveu, na quarta-feira (19.03), ação civil pública contra o Estado. Na petição, acompanhada por 38 laudos e 2 mil documentos, os promotores Helena Capela e Clóvis Sodré da Motta pedem que em 180 dias todas as cirurgias eletivas atrasadas sejam realizadas, inclusive as de pacientes de outras unidades do SUS. Também solicitam que o governo remaneje recursos de outras áreas para socorrer a saúde, evitando gastos com festas, doações, bufês, propaganda e tudo que não é considerado prioridade.

 

BIÊNIO 2014-2016: Eleições Simepe ocorrem nos dias 25 e 26 de março

Nestas segunda e terça (25 e 26.03), ocorrerá a eleição das diretorias Executiva, Regionais, Base e Conselho Fiscal do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), biênio 2014-2016. É considerado eleitor todo o médico associado quite com a tesouraria do Sindicato até o dia da eleição. Os Médicos que quitarem os débitos até o dia da votação só poderão votar na sede do Simepe ou nas sedes regionais. O horário da votação será das 8h às 17h. Clique aqui e veja os locais de votação..

 

INSCRIÇÕES ABERTAS: Escola Superior de Ética Médica do Cremepe divulga novos cursos

A presidente da Escola de Ética Médica do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (ESEM), Helena Carneiro Leão, divulgou a programação preliminar dos cursos que irão acontecer no mês de abril. As inscrições estão sendo realizadas através do endereço eletrônico: escoladeetica@cremepe.org.br e/ou pelo telefone: 2123.5777. As vagas são limitadas. A programação completa está disponível no portal do Cremepe (www.cremepe.org.br<http://www.cremepe.org.br/>).

 


RIO GRANDE DO SUL :
I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2014

STJ proíbe médicos uruguaios de trabalhar em Santa Vitória do Palmar
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar à ação movida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) proibindo médicos uruguaios de trabalharem no SUS no município de Santa Vitória do Palmar. Com base no Acordo Bilateral Brasil-Uruguai, médicos do país vizinho exerciam a Medicina na cidade sem a revalidação do diploma e registro no Conselho Regional de Medicina (Cremers). A decisão do STJ, que reverte acórdão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), é inédita no Brasil e poderá ser estendida às demais regiões de Fronteira.

.
.
 

.

.
 

 
-+