Boletim Cremepe - N°335- www.cremepe.or g.br/boletim/N336.html
Recife, 30 de março de 2014 - Edição Nº336  
 
 

DIREITOS HUMANOS



Cremepe sedia reunião do Comitê Estadual de Combate e Prevenção à Tortura

Na manhã da terça-feira (25.03), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco sediou mais uma reunião do Comitê Estadual de Combate e Prevenção à Tortura. O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, participou do encontro. O Comitê tem a finalidade de erradicar e prevenir a tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanas ou degradantes. De acordo com a Lei 14.863, de 07 de dezembro de 2012, além de instituir o mecanismo, redefine o Comitê de Combate à Tortura, com a premissa de respeito integral aos direitos humanos, em especial, das pessoas privadas de liberdade mediante qualquer forma de detenção.


 

 

ESTRATÉGIAS: Cremepe e Comitê de Mortalidade Materna da PCR discutem assistência a gestantes

Também na manhã da terça-feira (25.03), o Comitê de Mortalidade Materna da Prefeitura do Recife (PCR) se reuniu na sede do Cremepe, no Espinheiro, com o objetivo de monitorar a ocorrência dos óbitos maternos no Recife. O encontro foi conduzido pelo coordenador da Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do Cremepe, Olímpio Moraes. Ao identificar as circunstâncias e os determinantes dos casos, o grupo propôs medidas para melhoria da qualidade da assistência à saúde, prevenção e redução da mortalidade materna em Pernambuco.

PAC: Após três anos, Governo conclui apenas 11% das ações em saúde

Apenas 11% das ações previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a área da saúde foram concluídas desde 2011, ano de lançamento da segunda edição programa. Das 24.066 ações sob responsabilidade do Ministério da Saúde ou da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pouco mais de 2.500 foram finalizadas até dezembro do ano passado. A denúncia é do Conselho Federal de Medicina (CFM), que, a partir dos relatórios oficiais do programa, criticou o baixo desempenho dos projetos – reflexo do subfinanciamento crônico da saúde e da má gestão administrativa no setor. "Mais uma vez, os números do próprio governo confirmam o que o CFM tem denunciado à sociedade: a saúde definitivamente não é uma prioridade no Brasil", criticou o 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital.

 



ENSINO :
Esem promove 1º curso de ética e bioética

A Escola Superior de ética Médica do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (ESEM-Cremepe) promove o I Curso de Atualização em Ética e Bioética para preceptores da residência médica. O curso acontecerá no dia 11 de abril, no auditório Otávio de Freitas, na Associação Médica de Pernambuco – Rua Oswaldo Cruz, 393, Boa Vista. O curso é destinado a todos os preceptores de residência médica do Estado. Os interessados em se inscrever devem enviar um e-mail para escoladeetica@cremepe.org.br com o nome, CRM e a instituição que atua..
.
.
 

.

.
 

 
-+