Boletim Cremepe - N°338- www.cremepe.or g.br/boletim/N338.html
Recife, 13 de abril de 2014 - Edição Nº338  
 
 

NOTA I

Entidades médicas de PE avaliam saúde pública

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco divulgaram uma nota denunciando os principais problemas enfrentados pelo setor de saúde no Estado de Pernambuco. As entidades médicas, convictas de sua responsabilidade e do sentimento de mudanças para o País, propõem que a saúde seja discutida através de debates e propostas e não pelo viés do marketing político. Afina,l já é hora de dar vida à saúde.


 

 


NOTA II:
CFM repudia perdão bilionário a planos de saúde

O Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu nota solicitando a derrubada, pelo Senado Federal, de emenda à Medida Provisória 627 que perdoa uma dívida de aproximadamente R$ 2 bilhões das operadoras de planos de saúde. A anistia, já aprovada pela Câmara dos Deputados, beneficia, de acordo com o CFM, somente as empresas de saúde suplementar – privilegiando o lucro das operadoras em detrimento à assistência de mais de 50 milhões de brasileiros que têm plano de saúde. O montante passível de perdão seria útil, inclusive, para sanar problemas de hospitais e postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).


EVENTO:
Escola Superior de Ética Médica promove encontro com preceptores de residentes

A Escola Superior de Ética Médica (Esem) do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizou o curso de atualização em ética e bioética para preceptores de residência médica, na Associação Médica de Pernambuco (AMPE), no bairro da Boa Vista, no Recife, na última sexta-feira. Na primeira etapa do curso, pela manhã, o professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE), o cardiologista Wilson Oliveira, ministrou a palestra "Preceptores: o desafio de transmitir competeência técnica e humana na atualidade".


COLUNA Repórter JC:
Fiscalização em unidade de saúde de Caruaru

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco solicitou uma reunião com o MInistério Público e a Prefeitura de Caruaru para cobrar providências quanto à situação da UPA Vassoural, do Hospital Municipal Manoel Afonso Porto e do Samu da Cidade. Representantes do Cremepe visitaram essas unidades médicas de Caruaru em fevereiro deste ano.

 


CISAM :
Entidades discutem assistência materno infantil

A diretoria do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e representantes do Sindicato dos Médicos se reuniram com o vice-reitor da UPE e diretoria técnica do Cisam, na sede do Cremepe, no bairro do Espinheiro. A reunião foi proposta para discutir a assistência materno infantil no Estado. Na ocasião, foi discutido o déficit na escala de plantão dos anestesistas e obstetras, além da gratificação retroativa dos concursados do último concurso do Cisam.
.
.
 

.

.
 

 
-+