Boletim Cremepe - N°339- www.cremepe.or g.br/boletim/N339.html
Recife, 20 de abril de 2014 - Edição Nº339  
 
 

AGRESTE

Cremepe pode interditar SAMU de Caruaru

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) pretende encaminhar para plenária solicitação de interdição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caruaru. A ação será votada na primeira plenária de maio. A decisão foi tomada após uma fiscalização feita em fevereiro deste ano, onde foram encontradas diversas irregularidades na estrutura física do serviço tais como paredes rachadas, fiação exposta, além da falta de segurança e equipamentos quebrados. O Cremepe ainda esclarece que foi enviado, em 9 de abril, um ofício para a Secretaria de Saúde do município e Ministério Público, solicitando reunião para tratar irregularidades apontadas no relatório do fiscalização. O Conselho ainda não obteve respostas.


 

 


OPINIÃO:
Quem tem perfil de estadista nestas eleições?

Por Ricardo Paiva - Há três maneiras do poder ser exercido, particularmente refiro-me ao poder executivo presidencial ou estadual. Na primeira possibilidade, o político eleito tem o reconhecimento que seu poder é conferido pelo povo, tem caráter transitório e busca estabelecer um modo de gestão que consolide e concilie a promoção de ações republicanas com projeto de manter seu grupo político no exercício do poder. Nessa condição descrita, a necessidade de manter-se poder se apresenta como risco.


CAPACITAÇÃO:
ESEM promove primeiro Curso de Deliberação Moral

A Escola Superior de Ética Médica (Esem) vai realizar o 1º Curso de Deliberação Moral. O evento é voltado para os Conselheiros do Cremepe e integrantes das Comissões de Ética e Bioética dos Hospitais do Recife. A coordenação é da diretora da Esem, Helena Carneiro Leão. O evento será realizado na sede do Cremepe, nos dia 25 e 26 de abril. O curso tem como objetivo capacitar as demandas morais do cotidiano na assistência médica diante dos parâmetros éticos e bioéticos.


PESQUISA:
CFM conta com aprovação da categoria, diz Vox Populi

A maioria dos médicos brasileiros avalia de forma positiva a atuação do Conselho Federal de Medicina (CFM) junto ao Governo Federal em diferentes frentes: por mais recursos para a saúde, por melhores condições de trabalho, pela qualificação da assistência e pelo aperfeiçoamento do ensino médico. Este índice de aprovação chega a 84,3% na média nacional, com pequenas variações entre as regiões do país: de 83% (no Sul e Centro-Oeste) a 93% (no Norte). A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi, de 12 a 18 de fevereiro, que ouviu a opinião de mil profissionais.
.
.
 

.

.
 

 
-+