Boletim Cremepe - N°340- www.cremepe.or g.br/boletim/N340.html
Recife, 27 de abril de 2014 - Edição Nº340  
 
 

CAPACITAÇÃO

ESEM promove primeiro Curso de Deliberação Moral

A Escola Superior de Ética Médica (Esem) do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco deu início, na manhã da sexta-feira (25), ao 1° Curso de Deliberação Moral para preceptores de residência médica, na sede do Cremepe, no Espinheiro. As palestras foram realizadas pelos professores Elma Zoboli, José Dimas D'Ávila e Elcio Bonamigo. O curso teve a coordenação da presidente da Esem, Helena Carneiro Leão, e do médico e escritor, Josimário Sílva. Para o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, o curso é um diferencial na educação continuada porque além de trazer temas relevantes para o dia a dia do médico, possibilitou que professores de outros estados pudessem contribuir com suas experiências.


 

 


REUNIÃO:
Cremepe e PCR discutem assistência básica de saúde

Na manhã da quinta-feira (24), o presidente e o secretário-geral do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues e José Carlos Alencar, estiverem reunidos na sede da Prefeitura do Recife (PCR), com o secretário de Saúde, Jailson Correia. Os tópicos da discussão foram: os relatórios de fiscalização das Unidades Básicas de Saúde (USFs) e das maternidades. Além disso, ficaram decididas a recomposição de escalas e a retomada das reuniões mensais com a Secretaria para resolução dos problemas discutidos nas oportunidades.


OBSTETRÍCIA:
Parto humanizado é tema de reunião no Cremepe

Os conselheiros e obstetras Luiza Menezes, Olímpio Medeiros, Cláudia Beatriz, que também representava o Sindicato dos Médicos, e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues, se reuniram na tarde da quarta-feira (23/04), na sede do Conselho. O objetivo do encontro foi discutir a assistência às parturientes do Estado, a humanização dos partos e as deficiências do serviço, tanto público quanto privado. "O ambiente do parto deve ser humanizado para o paciente e para o médico", afirmou Cláudia Beatriz. Eles também discutiram sobre a autonomia da gestante na escolha do procedimento na hora do parto.


PLANALTO:
CFM reitera pedido para vetar emenda que favorece planos de saúde

Diante da aprovação pelo Senado da emenda à Medida Provisória 627/2013, que perdoa uma dívida de aproximadamente R$ 2 bilhões das operadoras de planos de saúde, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reiterou seu pedido ao Palácio do Planalto que vete a íntegra deste trecho enxertado na lei votada pelos parlamentares. Na avaliação do CFM, somente as empresas de saúde suplementar serão beneficiadas com ato em detrimento à assistência de mais de 50 milhões de brasileiros que têm plano de saúde. Para os conselheiros, o montante passível de perdão seria útil, inclusive, para sanar problemas de hospitais e postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).
.
.
 

.

.
 

 
-+