Boletim Cremepe - N°343- www.cremepe.org.br/boletim/N343.html
Recife, 18 de maio de 2014 - Edição Nº343  
 
 

CONDIÇÕES PRECÁRIAS

Cremepe e MPPE estabelecem prazos para a situação de hospital em Belo Jardim ser resolvida

Na quinta-feira (15.05), representantes do Cremepe e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) estiveram reunidos com a promotora de Justiça, Ana Clézia Ferreira Nunes, para assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta do Hospital Regional Júlio Alves de Lira (HJAL), em Belo Jardim, no Agreste do Estado. No documento, foi estabelecido um prazo de 30 dias para que os problemas mais urgentes do HJAL sejam resolvidos. Após detectar diversas irregularidades no hospital, o Ministério Público de Pernambuco concluiu que há necessidade da unidade hospitalar ser totalmente reformada, assim como a suspensão da licitação para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h nas dependências do hospital.


 

 

 


AÇÃO CONJUNTA:
Cremepe e CFM fiscalizam unidades de saúde do Recife

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) deram início a fiscalizações conjuntas em unidades do Recife. A vistoria está baseada na resolução 2.056/2013, que estabelece a relação de equipamentos e de infraestrutura mínimos para o funcionamento de consultórios, ambulatórios e postos de saúde. Na quarta-feira (14.05), a equipe de fiscais, juntamente com o presidente do Cremepe Sílvio Rodrigues, estive na Upinha Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, Região Metropolitana do Recife, e no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) da João de Barros. Ao final da fiscalização na Upinha, o relatório foi entregue. "Esse é o grande diferencial da nova ferramenta. O que antes demoraria cerca de 30 dias, agora sai de imediato", explicou o integrante da Comissão de Fiscalização do CFM, Eurípedes Souza. No dia anterior (13), a mesma equipe esteve no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), após denúncias de superlotação na unidade.


.


NOTA:
Entidades lamentam falecimento de Arthur Eugênio

As entidades médicas - Cremepe, Simepe, AMPE e a Coopercárdio - lamentam a perda do cidadão e médico cirurgião torácico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, que foi mais uma vítima da insegurança social em que vivemos. Profissional dos mais respeitados pelos colegas, Arthur era natural de Campina Grande e formou-se em Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As entidades médicas cobram dos órgãos responsáveis pela segurança pública apuração e esclarecimento do caso o mais breve possível. Externamos nossas condolências aos familiares e amigos

.

CRIME DIGITAL: Simepe protocola denúncia de crime cibernético

Na manhã da quinta-feira (15.05), o Sindicato dos Médicos, representado pelo vice-presidente, Tadeu Calheiros, e pelo advogado integrante da Defensória Médica, Diego Galdino, protocolou na Delegacia de Polícia e Repressão aos Crimes Cibernéticos, a denúncia de um crime digital por incitação à violência e apologia ao crime contra a categoria médica, num desrespeito à memória do médico Arthur Azevedo. O crime foi registrado numa publicação do Facebook do Simepe e gerou comoção e indignação dos seguidores e profissionais da categoria. "Não podemos tolerar atitudes contra a integridade física e moral a qualquer cidadão, tampouco contra toda uma categoria", ponderou Calheiros.O relatório da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados sobre as condições de cinco hospitais de emergência, elaborado em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), é um dos assuntos abordados na edição 231 do Jornal Medicina. Os deputados, acompanhados de conselheiros, presenciaram situações que eles tipificaram como "enfermaria de guerra" e cobram soluções ao governo.


.
.  

.

.
 

 
-+