Boletim Cremepe - N°344- www.cremepe.org.br/boletim/N344.html
Recife, 25 de maio de 2014 - Edição Nº344  
 
 

AUDIÊNCIA

Cremepe cobra assistência obstétrica de qualidade no Recife

Na terça-feira (20.05) o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) e outras entidades participaram da 1° Audiência Pública sobre Assistência Obstétrica, na Câmara dos Vereadores do Recife, no parque 13 de Maio. O debate foi conduzido pelo presidente da Câmara, Vicente André Gomes, que realizou o encontro a pedido da presidente do Coren-PE, Simone Florentino Diniz. A discussão contou com a participação do promotor público Clóvis Sodré; da representante do Cremepe, Maria Luiza Menezes; da gerente-geral de Atenção à Saúde da Prefeitura do Recife, Eliane Germano, e outras entidades de classe. Ao longo do debate, os participantes se manifestaram sobre a qualidade precária da assistência obstétrica. "Precisamos dar assistência de qualidade para todas essas mulheres. O Conselho entende e sabe a importância de apoiar essa causa, pois a maioria dos processos que recebemos é em obstetrícia", afirmou a conselheira do Cremepe, Maria Luiza Menezes.


 

 

 


ENSINO MÉDICO:
Cremepe reúne 500 residentes para discutir ética e bioética

Nos dias 20 e 21.05, o Cremepe realizou o V Curso de Ética e Bioética, no Mar Hotel, em Boa Viagem. Cerca de 500 residentes lotaram o auditório nos dois dias do evento. A solenidade de abertura contou com a participação do presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues; do vice-presidente do CFM, Carlos Vital; do secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, e da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque. O encontro foi realizado pela Escola Superior de Ética (Esem) do Cremepe, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (SES), da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e do Sindicato dos Médicos (Simepe). "O conselho está de portas abertas para todos os residentes tirarem dúvidas e buscarem auxílio no que desejarem", afirmou Rodrigues, na solenidade de abertura.


PROVIDÊNCIAS:
Missas e atos pedem agilidade na apuração da morte de Artur Eugênio

Médicos, familiares, representantes do Cremepe e amigos do cirurgião torácico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, morto no último dia 12, participaram de missas e atos na semana passada para homenageá-lo e exigir que os culpados por sua morte sejam punidos. Na segunda-feira (19) foi realizada uma missa de 7º dia em homenagem ao médico, na capela do Hospital Real Português (HRP). No dia seguinte, pela manhã, houve outra missa no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). O Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP) também prestou homenagem na terça (20), com uma missa às 19h na capela do IMIP. Durante a cerimônia, a viúva do médico, Carla Rameri, falou sobre a dor da perda e disse que "quem levou Artur não destruiu apenas a vida dele, mas a de toda a família". Após o culto, o grupo, que estava todo vestido de branco, soltou balões no pátio do hospital para pedir uma sociedade menos violenta.

.


ARTIGO:
Reflexões sobre a crise do SUS

Por Carlos Vital Tavares Correa Lima*

O indivíduo carente, integrante da maior parte da população do País e depedente de assistência pública, em diversas ocasiões tem protestato contra o desrespeito à dignidade humana no atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse protesto expressa o descontentamento da população e dos médicos com respeito às dificuldades dessa rede no dia-a-dia de pacientes e profissionais. O principal obstáculo assistencial é a deficiência de infraestrutura nos serviços ambulatoriais e hospitalares, sobretudo nas unidades de urgência e emergência. Outro ponto crítivo é o descado com a formação, a valorização e a contratação de recursos humanos para a área da saúde.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: Eleições 2014 - Conselheiro Federal

O Conselheiro Presidente do CREMEPE – CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, em cumprimento ao disposto no Art. 18 da Resolução CFM nº 2.024/2013, pelo presente Edital faz saber e convoca a todos os médicos inscritos primária e secundariamente neste Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e que estejam em pleno gozo de seus direitos, para eleição de conselheiro federal efetivo e suplente – Gestão 2014/2019, que será realizada nos dias 25 e 26 de agosto de 2014, na forma do processo de votação mista, conforme previsto no art.12, III, da Resolução do CFM nº2.024/2013.


.
.  

.

.
 

 
-+