Boletim Cremepe - N°346- www.cremepe.org.br/boletim/N346.html
Recife, 08 de junho de 2014 - Edição Nº346  
 
 

CASO ARTUR EUGÊNIO

Cremepe abre sindicância


Diante do noticiário veiculado pela mídia pernambucana da prisão do médico Cláudio Amaro Gomes, acusado de ser o mandante do assassinato do também médico Artur Eugênio de Azevedo Pereira, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vem a público informar que abriu sindicância "ex-officio" para apuração dos fatos, fundamentado no Código de Ética Médica (CEM). O Cremepe esclarece ainda que, por força da lei, não pode emitir nenhum juízo de valor sob risco de nulidade processual.


 

 


GARANHUNS:
Cremepe e Simepe participam de audiência sobre o Dom Moura

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) se posicionaram contra a implantação de ponto eletrônico no Hospital Dom Moura, em audiência Pública, na sede do Ministério Público de Garanhuns. O encontro aconteceu na tarde da quinta-feira (05/06) e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Ricarda Bezerra, o diretor do Hospital Dom Moura, Luís Melo, e o promotor de Justiça Alexandre Bezerra. O objetivo do encontro foi democratizar o debate para resolver os problemas da saúde pública na região e detalhar os déficits do Hospital Regional Dom Moura.



MERCADO DE TRABALHO:
Inclusão de pessoas com deficiências é tema de reunião no Cremepe

A diretoria do Cremepe se reuniu com o coordenador do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE), Fernando André Sampaio, na sede do Conselho. No encontro, ficou definida uma série de atividades voltadas para o debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência, entre elas, um curso de capacitação para os médicos, com o objetivo de esclarecer a legislação vigente. "Nesse curso iremos formar uma Câmara Técnica de Inclusão aqui no Conselho", afirmou o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues.

.

COPA 2014: Atendimento de urgência: Conselhos de Medicina fiscalizam estádios


Os Conselhos de Medicina bem que tentaram, mas até o dia 4 de junho, há oito dias do início da Copa do Mundo de 2014, não conseguiram concluir a fiscalização necessária em boa parte dos postos de saúde e ambulatórios montados nos 12 estádios da competição. Na maioria das arenas, as visitas foram agendadas para acontecer até 10 de junho a pedido dos organizadores. Como a entrega das instalações atrasou, os organizadores argumentarem ser necessário um prazo maior para finalizar a montagem dos equipamentos. Em alguns locais, como a Arena Pernambuco, a vistoria terminou bem, apenas com pequenas recomendações de ajuste.


.
.  


SAÚDE:
CCJ aprova elaboração de protocolos pelo SUS para tratamento de doenças

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (04.06) proposta que inclui a elaboração de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas entre as atribuições da direção do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada esfera de governo. A proposta ainda será analisada pelo Plenário da Câmara dos Deputados antes de ir à sanção presidencial.


.
.  

.

.
 

 
-+