Boletim Cremepe - N°349- www.cremepe.org.br/boletim/N349.html
Recife, 29 de junho de 2014 - Edição Nº349  
 
 

DIRETRIZES

CFM contesta novas diretrizes curriculares de medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) contesta as mudanças e a maneira como foram determinadas as novas diretrizes curriculares em medicina. Mauro Luiz de Britto Ribeiro, conselheiro ​representante do Mato Grosso do Sul no CFM, chama atenção que as diretrizes de 2001 foram discutidas durante ​10 anos e que as novas mudanças foram elaboradas ao longo de seis meses. "Foi uma discussão feita às pressas e sem debate com profundidade necessária com as entidades médicas, academias e a sociedade. É preciso entender que a má formação dos médicos na atualidade decorre da abertura indiscriminada de escolas, muitas delas sem a menor condição de funcionamento. Não é com novas diretrizes que estes problemas e deficiências serão solucionados".
.


 

 

 


LEI 13.003/2014:
Lei que garante reajuste para médicos de planos de saúde é sancionada sem vetos

A lei que obriga os planos de saúde a substituir imediatamente médicos, laboratórios e hospitais que se descredenciarem e que também garante reajustes anuais aos profissionais que prestam serviços às operadoras foi publicada sem vetos no Diário Oficial da União de quarta-feira (25). A Lei 13.003/2014<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13003.htm%20> garante a conquista de uma das reivindicações mais antigas da categoria e, a partir de dezembro, trará mudanças profundas no setor. Uma das exigências da nova lei é a existência de contratos escritos entre as operadoras de planos de saúde e os profissionais de saúde, com previsão de índice e periodicidade anuais para reajuste dos valores dos serviços prestados.



OPORTUNIDADE:
Prefeitura abre Seleção Pública Simplificada para contratação de médicos

Com o objetivo de contratar mais de 100 médicos para trabalhar nas Unidades de Saúde da Capital, a Secretaria de Saúde do Recife abriu na sexta-feira, (20.06), inscrições para Seleção Pública Simplificada. Estão sendo ofertadas 108 vagas, com oportunidades para obstetras, psiquiatras, proctologistas e clínicos gerais para atuar em unidades de saúde e na Atenção Básica. Os contratos podem variar entre 20, 24 e 40 horas semanais. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 1° de julho de 2014, por meio presencial ou postal (sedex) na Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SEGTES) – Rua Alfredo de Medeiros, 71, Espinheiro – Recife/PE – CEP 52.021-030. O candidato deverá apresentar os formulários e os documentos comprobatórios dentro do prazo de inscrição.

.


NEGOCIAÇÃO:
Médicos de Caruaru concedem prazo de 15 dias ao governo municipal

Reunidos em AGE os médicos da rede municipal de Caruaru decidiram aprovar o pedido da prefeitura, através das secretarias de Administração e Saúde, de 15 dias para posicionamento sobre o pagamento retroativo de insalubridade e de recomposição salarial. A categoria avaliou de forma positiva a negociação, por meio das secretarias municipais para concluir o processo de unificação da folha de pagamento sem fracionamento, além da gratificação para o gozo de férias, cuja programação da parte indenizável ocorrerá em julho próximo.


FERRAMENTA: Novo aplicativo ajuda a encontrar pessoas desaparecidas

Atualmente, 28 pessoas desaparecem por dia no Brasil. No final de cada ano, são 250 mil desaparecidos. Dessas, o governo estima que 40 mil são crianças. Mas o número pode ser bem maior, já que muitos cadastros não são conjuntos. Nesta busca incansável pelas crianças, adolescentes e adultos que não voltaram para suas casas, a Associação Brasileira de Direitos na Defesa e Proteção da Humanidade (ABRADEPH) criou um site integrado comFacebook e smartphone para divulgar informações das pessoas desaparecidas.

 

.

.  

 
-+