Boletim Cremepe - N°350- www.cremepe.org.br/boletim/N350.html
Recife, 06 de julho de 2014 - Edição Nº350  
 
 

DISCUSSÃO

Médicos do Hemope se reúnem com entidades médicas


Representantes do Simepe e Cremepe se reuniram na segunda-feira (30.06) com médicos da Emergência do Hemope. Em pauta: o déficit na escala de plantão e a insuficiência de profissionais para atendimento no ambulatório e no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Durante a reunião, os médicos reafirmaram a falta de medicamentos essenciais ao tratamento de pacientes com leucemia e outras patologias específicas. Foi citada a falta de dipirona (analgésico) e o horário restrito do laboratório, que não funciona no período da noite e nos fins de semana. O presidente do Cremepe, Silvio Rodrigues, e a secretária-geral do Simepe, Cláudia Beatriz, demonstraram preocupação diante dos problemas apontados com perspectiva de piora devido a aposentadorias e finalização de contratos temporários.
.


 

 

 


CFM:
PLS que criava multas para atrasos em consultas é retirado

Os médicos brasileiros, graças ao empenho do Conselho Federal de Medicina (CFM), conseguiram mais uma importante vitória no Congresso Nacional. Após reunião com representantes da entidade, na quarta-feira (02), em Brasília, o senador Cidinho Santos (PR-MT) comunicou sua decisão formal de retirada do Projeto de Lei do Senado 179/2014. Em síntese, isso impede o avanço de uma proposta que colocaria o processo do atendimento no escopo das relações de consumo. A proposta alterava o Código de Defesa do Consumidor e previa punição aos médicos por eventuais atrasos em consultas.

EVENTOS: Este espaço do Boletim Eletrônico do Cremepe está reservado para divulgação de eventos regionais e nacionais na área da saúde.


Palestra "Organização Jurídica das Sociedades Médicas" na Ampe

Em continuidade aos eventos de 2014, a Associação Médica de Pernambuco (Ampe), em parceria com o escritório de advocacia Querioz Cavalcanti, realizará no dia 24 de julho, a palestra "Organização Jurídica das Sociedades Médicas" na sede da Associação - Rua Oswaldo Cruz, 393, Boa vista. Com base em detalhada avaliação dos problemas mais comuns encontrados em sociedades médicas, a palestra se propõe a abordar as melhores práticas para solução.


Inscrições abertas para o 34º Congresso Norte e Nordeste de Cardiologia

O 34° Congresso Norte e Nordeste de Cardiologia acontecerá no Recife nos dias 14 a 16 de agosto, no Mar Hotel, em Boa Viagem. Uma programação científica abrangente já está sendo elaborada e contemplará as várias áreas da cardiologia, com os assuntos mais atuais, assim como os problemas mais frequentes em prática clínica. As inscrições podem ser feitas através do site:http://congresso.cardiol.br/cnn14/inscricoes.asp. Para outras informações http://congresso.cardiol.br/

 


IMIP realiza Congressos de Saúde Integral, da Mulher e da Criança

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizará nos dias 15 e 16 de outubro de 2014, no Centro de Convenções de Pernambuco, o IV Congresso IMIP de Saúde Integral e o VII Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. Tendo como Tema Central "Segurança do Paciente: Evidências para a Qualidade de uma Prática", a programação contemplará temas relevantes das áreas de assistência, ensino, pesquisa e gestão das políticas públicas de saúde, assim como ao compromisso político e ético com a apropriação de conhecimento e tecnologias que contribuam para a redução das desigualdades sociais em saúde. A programação científica será abrangente e interdisciplinar.

.

.  

 
-+