Boletim Cremepe - N°355- www.cremepe.org.br/boletim/N355.html
Recife, 10 de agosto de 2014 - Edição Nº355  
 
 

VOTAÇÃO

Eleição para conselheiros federais 2014/2019


A eleição para os representantes de Pernambuco no Conselho Federal de Medicina (CFM) acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto deste ano, de acordo com a Resolução CFM nº 2.024/13, publicada no Diário Oficial, de 28 de agosto de 2013. Em Pernambuco, a eleição será de forma mista, presencial e por correspondência. Cada Conselho Regional elegerá um conselheiro efetivo e um suplente, cujos mandatos têm duração de cinco anos. O mandato dos novos membros eleitos terá início no dia 1º de outubro de 2014. O voto é obrigatório, direto e secreto para todos os médicos inscritos no Cremepe, exceto médico inscrito exclusivamente como militar e estrangeiros, sendo facultado aos com mais de 70 anos. Está prevista em lei multa para aqueles que não votarem, exceto quando justificado até 60 dias após o encerramento do pleito.

 

 

 

 


BIOÉTICA:
Em parceria com CFM, SBB realiza Encontro Luso-brasileiro

A Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), por intermédio da sua Regional do Paraná, realiza, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o VIII Encontro Luso-brasileiro de Bioética. Com o tema "Bioética e Diversidade", o evento acontece entre os dias 11 e 13 de setembro de 2014, na cidade de Curitiba, Paraná, e abrange também o II Encontro Lusófono de Bioética e o III Encontro de Bioética do Paraná. Acesse http://www.lusobioetica.com/ e conheça a programação para se inscrever.



SES:
Conselho e Sindicato se reúnem com secretária de saúde

Na última quinta-feira (07/08), o presidente e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sílvio Rodrigues e André Dubeux, e o presidente e o vice do Sindicato dos Médicos, Mário Jorge Lôbo e Tadeu Calheiros, estiveram reunidos com a Secretária Estadual de Saúde (SES), Ana Maria Albuquerque, para discutir as demandas do Hospital Regional do Agreste (HRA), a superlotação da SRPA do Hospital Getúlio Vargas. Na oportunidade, foram apresentadas propostas para melhoria das unidades. Os assuntos pautados foram desfalque nas escalas de plantão e em setores como endoscopia, cirurgia vascular, neurocirurgia e ortopedia, além da ausência de uma equipe para transporte de pacientes e suporte de hemodiálise. Após o encontro, as entidades, juntamente com a SES, concluíram que é preciso priorizar a recomposição das escalas de plantão. A gestão estadual se comprometeu a solucionar os déficits e dar uma resposta no prazo de sete dias referente às escalas.
.



POSSE:
Cremepe parabeniza a nova diretoria da Sogope

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) parabeniza a nova diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Pernambuco (Sogope), que toma posse neste semestre. Em especial, a conselheira Luiza Maria que assume a presidência do triênio 2014-2017 por seu compromisso com a assistência materno infantil de Pernambuco. A nova diretoria reafirma o compromisso de manter a qualidade científica que a Sogope vem proporcionando aos seus associados, além de vencer os desafios e as dificuldades da especialidade. Também assumem: Adriana Scavuzzi (vice-presidente), Terezinha Tenório (diretora financeira), Brena Carvalho (vice-diretora financeira), Simone Angélica (secretária geral), Leila Katz (1ª secretária) e Antônio Carlos Fernandes (2º secretário). Além da comissão científica e conselho consultivo.

.

 


POSICIONAMENTO:
CFM avalia canabidiol para uso com fins medicinais

Com o objetivo de contribuir com debates em torno da liberação para uso medicinal do canabidiol (CBD), derivado canabinoide da cannabis sativa, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu, na Sessão Plenária de julho, em Brasília, os médicos e pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), José Alexandre de Souza Crippa e Antônio Waldo Zuardi, que há mais de 35 anos pesquisam os avanços do composto. Os conselheiros ouviram os cientistas ​da USP ​apresentarem estudos retrospectivos e prospectivos relativos ao canabinoide e apontarem para os resultados promissores já obtidos.

 


ARTIGO:
Novos caminhos para uma saúde mais justa

Escrito por Sandra Franco*
Medicina e Direito precisam de aproximação. Processos e processos são todos os dias propostos com o mesmo interesse: a garantia de direitos fundamentais. Seria mesmo necessário que o Estado fosse sempre chamado a se manifestar? A que preço, humana e economicamente, é mantida a máquina do Judiciário? Não há outros caminhos a percorrer, mais rápidos, para quem pleiteia seus direitos?

 

.

.  

 
-+