Boletim Cremepe - N°357- www.cremepe.org.br/boletim/N357.html
Recife, 31 de agosto de 2014 - Edição Nº357  
 
 

VOTAÇÃO


Cremepe divulga resultado das eleições para representante de Pernambuco no CFM

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que na eleição para conselheiro federal, realizada nos dias 25 e 26 de agosto, para a gestão 2014-2019, a Chapa 01 obteve 6.673 votos, do total de 7499 votos. No dia 1º de outubro, em Brasília, o conselheiro eleito, Carlos Vital, e a suplente, Adriana Scavuzzi, irão assumir a representação no Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

 

 



HONORÁRIOS:
Decisão da Nona Vara Federal reitera validade da resolução da CBHPM

A juíza federal Luciana Raquel Tolentino de Moura indeferiu liminar pleiteada pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo (IMASF) contra o Conselho Federal de Medicina (CFM), visando a não aplicação da Resolução CFM 1.673/03, que trata da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). O Instituto pleiteava que o CFM se abstivesse de continuar a impor a CBHPM como tabela (remuneração mínima) obrigatória a regular as relações entre médicos e o IMASF.



PALESTRA:
Violência Sexual em Crianças e Adolescentes

No dia 11 de setembro às 19h30, a Associação Médica de Pernambuco promoverá a palestra"Violência Sexual em Crianças e Adolescentes: consequências e intervenções cognitivas adotadas", ministrada por Laila Kurtinaiti, Mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFPE, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Fafire, Analista Judiciário - Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Professora da Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da Fafire, Instrutora da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco ATC-PE.
.


CONCURSO:
Mais 15 novos médicos para o Hospital Regional do Agreste

Quinze novos médicos deverão reforçar o quadro do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, nos próximos dias. Os especialistas em clínica médica (9) e traumato-ortopedia aprovados no último concurso, ano passado, foram nomeados na última terça-feira (26). A publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu na quarta (27). Os médicos receberão, via telegrama, o chamado para a perícia, posse e posterior lotação. Após esse trâmite, terão 30 dias para entrar em atividade. A previsão é que estejam na unidade já na primeira semana de outubro. O menor salário dos médicos plantonistas na rede estadual de saúde é de R$ 7.514,74. Além disso, os profissionais contam com gratificação por desempenho e Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.
.

 



ARTIGO:
A saúde não pode esperar

Escrito por Sidnei Ferreira*

As notícias de repercussão nos últimos meses deixam uma certeza: a administração pública tem pressa para deixar a cidade pronta para os eventos (agora é a vez das Olimpíadas 2016), para construir estádios, viadutos, melhorar a mobilidade urbana e a segurança. Há pressa em consolidar o Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos internacionais. Tudo isso é, sem dúvida, importante para o país e para a população. Os avanços sociais e econômicos são inquestionáveis. Mas um setor primordial parece ser relegado a um segundo plano por aqueles que têm a maior responsabilidade, as autoridades. A saúde é cada vez mais deixada de lado. Os investimentos, tão reivindicados por nós e essenciais para o setor, são encarados como dispensáveis.

 

.

.  

 
-+