Boletim Cremepe - N°360- www.cremepe.org.br/boletim/N360.html
Recife, 21 de setembro de 2014 - Edição Nº360  
 
 

CARAVANA DO CANAVIAL


11ª Caravana Cremepe-Simepe apresenta resultado nesta terça-feira (23)

Nesta terça-feira (23), às 10h, as entidades médicas de Pernambuco - Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos - farão o balanço das atividades da 11ª Caravana Cremepe-Simepe, realizada entre os últimos dias 15 e 19. A coletiva de imprensa será na sede do Cremepe, na Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro, Recife. Este ano, a Caravana percorreu os municípios da Mata Norte e Sul do Estado e visitou unidades de saúde dos municípios de Condado, Itambé, Ipojuca, Água Preta e Rio Formoso.

 

 

 



ESEM:
Prêmio de Incentivo à Ética e Bioética Professora Maria Clara Albuquerque

O Cremepe, através da Escola Superior de Ética Médica (Esem), e a Associação Médica de Pernambuco (Ampe) promovem a 2ª edição do prêmio de Incentivo à Ética e Bioética Professora Maria Clara Albuquerque. O prêmio tem como objetivo incentivar e contribuir, por meio de um concurso de monografias, o conhecimento e aprimoramento das questões de ética e bioética. Este ano, os trabalhos podem ser inscritos até o dia 03 de novembro, na sede do Conselho, no Espinheiro. A premiação é anual e será concedida a melhor monografia sobre "Compromisso Ético e Social do Estudante de Medicina" de alunos de Medicina a partir do 3º período do curso.



RESOLUÇÕES:
CFM cobra melhoria do atendimento em urgências e emergências

Duas importantes resoluções, decisivas para desafogar e qualificar o atendimento nos prontos-socorros e serviços de urgência e de emergência do país, inclusive Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), foram publicadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Ambas estabelecem fluxos, limites, obrigações e responsabilidade de médicos e, especialmente gestores, que se devidamente obedecidas trarão melhorias à assistência oferecida nestes setores, beneficiando, sobretudo, pacientes e familiares.
.

 



OPINIÃO:
A brutalização da assistência

Escrito por Roberto Luiz dAvila*

Causa extremo repúdio o processo de brutalização da medicina e da assistência ao qual a sociedade brasileira está sendo submetida. A falta de investimentos e a gestão precária têm feito com que o funcionamento da Saúde, em geral, e do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular, entrem numa espiral de problemas recorrentes que penalizam, sobretudo, profissionais e pacientes.

 

.

.  

 
-+