Boletim Cremepe - N°361- www.cremepe.org.br/boletim/N361.html
Recife, 28 de setembro de 2014 - Edição Nº361  
 
 

CARAVANA DO CANAVIAL


Cremepe e Simepe apresentam balanço das condições de trabalho na zona canavieira

As entidades Médicas de Pernambuco – Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos – apresentaram o resultado da Caravana do Canavial, na terça-feira (23/09). Este ano, o projeto contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Federação de Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (FETAPE) e do Movimento Humanos Direitos (MhuD). O objetivo deste ano foi verificar as condições trabalhistas e avaliar a saúde dos canavieiros, além de fiscalizar unidades de saúde da região. A usina que ficou com a pior avaliação foi a Cucaú, em Rio Formoso, onde os trabalhadores se alimentavam no local do corte da cana. Já a Usina olho D'água, em Camutanga, foi a que apresentou melhores condições de trabalho.

 

 

 



COMISSÕES DE ÉTICA MÉDICA:
Cremepe reúne representantes para solenidade de posse

Na quinta-feira (25), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) reuniu, na sede do Cremepe, os representantes do Hospital Maria Lucinda, da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas (Coopanest), da Fundação Santa Luzia e do Hospital Geral de Areias (HGA) para a posse das Comissões de Ética Médica. O presidente do Conselho, Sílvio Rodrigues, falou do papel das comissões. "Vocês serão o braço direito do Cremepe. Com a ajuda das comissões, iremos estreitar esse vínculo com os médicos de cada unidade", afirmou. Ao final da solenidade de posse, os representantes das comissões fizeram observações, tiraram dúvidas e trocaram experiências.


 

DIA DO MÉDICO: Simepe promove noite festiva

No próximo dia 24 de outubro, o Sindicado dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estará promovendo a Festa do Médico 2014, às 22h, no Chevrollet hall. A noite festiva será animada pelas bandas U2 One Love (Cover), Coral Allegro, Moveover e Rockboxx. Para outras informações, acesse www.simepe.org.br ou ligue para o telefone 3322-7095.
.

 



TRANSPLANTE:
Recorde de doações múltiplas de órgãos

A Semana Nacional de Doação de Órgãos terminou sábado (27.09) com uma boa notícia para Pernambuco: o Estado bateu o recorde mensal de doações múltiplas em setembro. Até a segunda-feira passada, foram realizados 19 procedimentos. A solidariedade das famílias que vão contra a triste tendência de recusa da doação (44% dos casos) resultou na doação de 34 córneas, 31 rins, oito fígados, dois corações e um pâncreas. No total, 76 pessoas que estavam na lista de espera por um transplante foram beneficiadas.

 

.

.  

 
-+