Boletim Cremepe - N°367- www.cremepe.org.br/boletim/N367.html
Recife, 09 de novembro de 2014 - Edição Nº367  
 
 

CONGRESSO

Interface entre ciência e arte é valorizada no IV Congresso de Humanidades Médicas

O reforço à interface da medicina com outras disciplinas e áreas de conhecimento surge como desafio para a atualidade. Esta foi a conclusão dasc conferências no IV Congresso Brasileiro de Humanidades médicas, realizado de 5 a 7 de novembro, no Mar Hotel, em Boa Viagem. De acordo com Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), a ciência e a arte não são excludentes, mas se somam em benefício do exercício da profissão e do atendimento dos pacientes. Outro que valorizou essa conexão foi o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues. O anfitrião do IV Congresso ressaltou que este encontro coloca em perspectiva o futuro da profissão e a própria relação médico-paciente, "A medicina não é suficiente para tratar os pacientes. Hoje, a realidade mudou nas unidades e enxergamos o papel da música, do teatro, da espiritualidade, enfim questões com as quais o médico tem que estar envolvido", acrescentou Rodrigues.

 

CFM entrega comendas 2014

 

Experiência da Caravana Cremepe-Simepe é destaque

 

 

 

 

 

 


CIDADÃO PERNAMBUCANO : Alepe presta homenagem póstuma ao médico Ruy Pereira dos Santos

Uma vida dedicada à prática do bem, ao lado de atuações bem sucedidas em cargos públicos. Assim pode ser definida a trajetória do médico Ruy Pereira dos Santos, paraibano de Campina Grande, que foi homenageado na quarta-feira (05.11) pela Casa Joaquim Nabuco com o Título de Cidadão de Pernambuco post-mortem. O homenageado faleceu em 2010, vítima de um acidente de carro em Igarassu. A iniciativa partiu do deputado Waldemar Borges, do PSB. O vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, participou da solenidade e compôs a mesa.
.


SUICÍDIO :CFM coloca tema em debate com exibição do filme Elena

O filme Elena – da diretora brasileira Petra Costa – será tema de debate no Conselho Federal de Medicina (CFM), no dia 3 de dezembro, em Brasília. O longa será exibido para médicos, estudantes e interessados para fomentar a discussão sobre o suicídio, um tema ainda tabu. O debate "Suicídio, é possível prevenir? Um olhar da sociedade" é iniciativa da Comissão de Ações Sociais da entidade que planeja trabalhar o tema em 2015. A mesa debatedora será constituída por profissionais de diferentes formações, com a finalidade de enriquecer o assunto ainda cercado por preconceitos e será mediada pelo integrante da Comissão de Ações Sociais do CFM e conselheiro do Cremepe, Ricardo Paiva.
.
.

 


EVENTO:
I Jornada de cuidados paliativos em Recife

Os serviços de cuidados paliativos do Hospital Oswaldo Cruz, IMIP e Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) serão tema, no dia 15 deste mês, das 8h às 12h3, da I Jornada sobre cuidados paliativos, na sede do Cremepe, no Espinheiro. A pré-inscrição deve ser feita através do email cuidadospaliativospe@gmail.com e o valor é um pacote de fralda geriátrica (tamanho M ou G) a ser entregue no dia do evento.

.

.  

 
-+