Boletim Cremepe - N°371- www.cremepe.org.br/boletim/N371.html
Recife, 07 de dezembro de 2014 - Edição Nº371  
 
 

BRASÍLIA

CFM debate estratégias de prevenção ao suicídio

Para trabalhar em estratégias de prevenção ao suicídio, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu o debate: "Suicídio, é possível prevenir? Um olhar da sociedade", na tarde da quarta-feira (03), em Brasília. O filme Elena – da diretora brasileira Petra Costa – embasou a discussão, com participação da plateia, com perguntas, depoimentos e comentários. Cerca de 120 médicos, psicólogos, antropólogos, farmacêuticos, estudantes e interessados no assunto lotaram o auditório do CFM, em Brasília. Com o avanço na discussão, a Comissão de Ações Sociais do CFM pretende trabalhar em campanhas sobre o tema no próximo ano. "Aumentar a conscientização e quebrar o tabu é uma das chaves para alguns países progredirem na luta contra esse tipo de morte", afirmou o presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital.

 

 

 

 

ESEM : Aula de ética aos recém-formados em Medicina é ministrada no Cremepe

Os formandos em Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE) participaram, na terça-feira (02/12), quarta (03/12) e sexta (05/12), de aulas de ética promovida pela Escola Superior de Ética Médica do Cremepe (Esem), na sede da entidade, no Espinheiro. Os alunos puderam entender melhor a atuação do Conselho nas áreas cartorial, fiscalizadora, política e judicante. O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, agradeceu a presença de todos e disse que o conselho está à disposição para os novos médicos: "O Conselho é a segunda casa de vocês, sempre que precisarem estaremos de portas abertas".
. .

NOTA : Cremepe orienta pacientes no Projeto Orelhinha

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que todos os pacientes que se sentirem prejudicados pela suspensão do Projeto Orelhinha devem entrar em contato com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional de Pernambuco, através do telefone 3427-6455, onde irão receber a carta de encaminhamento para realizar a cirurgia nos serviços oferecidos gratuitamente pelo Hospital das Clínicas (HC), Agamenon Magalhães (HAM) e Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

POSSE : Ceatox integra Câmara Temática de Toxicologia do Cremepe

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) empossou, na quinta-feira (04/12), os integrantes da câmara temática de Toxicologia do órgão. A equipe é formada por representantes de diversas profissões que atuam no Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE). Para o presidente do Conselho, Sílvio Rodrigues, a câmara já faz parte do Cremepe. "Queremos dar as boas vindas e dizer que essa é a primeira câmara temática do Estado. O Cremepe está de portas abertas, tanto para serviços jurídicos como para as futuras capacitações que venham a ser promovidas pela câmara dentro do conselho" - afirmou.

 


EXPEDIENTE:
Conselho terá horário diferenciado no fim de ano

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que nos dias 22 e 23 de dezembro vai funcionar em horário diferenciado, das 8h às 19h. Nos dias 24, 25, 26, 31 de dezembro e 01 e 02 de Janeiro não haverá expediente. A partir do dia 05 de janeiro o expediente volta ao horário normal, das 8h às 17h. Lembrando aos formandos em Medicina que as inscrições primárias serão feitas das 8h às 19h nos dias 22 e 23 de dezembro, devido ao horário diferenciado de funcionamento do Cremepe nessas datas.



APL :
Nilzardo Carneiro Leão é eleito para a Academia Pernambucana de Letras

O escritor, professor e jurista Nilzardo Carneiro Leão é o novo imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL) , ocupando a cadeira de número 18, antes pertencente ao escritor Ariano Suassuna. Nilzardo Carneiro Leão tomou posse na quinta-feira (4.12), às 20h, na sede da APL, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, participou da solenidade.


.

.  

 
-+