Boletim Cremepe - N°372- www.cremepe.org.br/boletim/N372.html
Recife, 14 de dezembro de 2014 - Edição Nº372  
 
 

ARARIPE

Cremepe fiscaliza Hospital Regional do Município do Ouricuri

Os representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizaram na quinta – feira (11/12) o Hospital Regional Fernando Bezerra no Município de Ouricuri. A fiscalização foi realizada após denúncias do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e médicos da unidade. Trata-se de um hospital que atende 13 municípios, recebe elevado número de pacientes e está sempre superlotado, uma vez que todos os procedimentos de baixa, média e alta complexidade são encaminhados para a unidade. Segundo a médica fiscal do Cremepe, Polyanna Neves, a maior preocupação é a falta das especialidades. "O hospital recebe em torno de 130 pacientes por dia, a demanda é alta, a unidade necessita desses profissionais, para ajudar a diminuir o fluxo e não ter tanto tempo de espera no local", disse Polyanna.

 

 

 

 

ARARIPE II : Entidades médicas se reúnem em Ouricuri

Na quarta-feira (10/12), dia anterior à fiscalização no Hospital Regional de Ouricuri, o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, se reuniu com os médicos do Araripe, na sede da ONG Caatinga, em Ouricuri. O objetivo do encontro foi discutir as estratégias de ação para 2015. Médicos de Araripina e Ouricuri, além das representações locais do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) estiveram no encontro. Na ocasião, ficou decidido que no ano de 2015 serão agendadas atividades científicas relacionadas à conduta médica e o cronograma de fiscalizações da região. Outra sugestão, foi trazer uma representação da Associação Médica de Pernambuco (Ampe) para a região. O diretor do Simepe, Adalto Rodrigues, levantou a possibilidade de ser feita uma Assembleia conjunta dos municípios para negociação salarial.
. .

 

ARARIPE III : Hospital de Lagoa Grande é vistoriado pelo Cremepe

Ainda seguindo o cronograma de fiscalizações de 2014, representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vistoriaram mais uma cidade da região do Araripe. Após fazer fiscalizações em Moreilândia e Ouricuri, na quinta-feira (11/12), a médica fiscal Polyanna Neves e o presidente da entidade, Sílvio Rodrigues, foram até o Hospital Municipal José Henrique de Lima, no município de Lagoa Grande. A unidade é de pequeno porte e atende cerca de 80 pacientes nas 24h. A escala de médicos estava completa, porém sem "ferista". Entretanto, foram encontrados alguns problemas graves no hospital: não tinha material de reanimação desde o começo do ano e dois estagiários da Bolívia estavam atuando na unidade. O médico de plantão informou que estes estagiários estavam auxiliando o trabalho dele, não são remunerados e ele não soube dizer qual o vínculo dos estrangeiros. O presidente do Conselho vai solicitar as informações necessárias à gestão.

CANABIDIOL : Conselho Federal de Medicina libera uso compassivo do canabidiol no tratamento de epilepsia

O uso compassivo do canabidiol (CBD), um dos 80 derivados canabinoides da cannabis sativa, foi autorizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para o tratamento de epilepsias em crianças e adolescentes que são refratárias aos tratamentos convencionais. A decisão faz parte da Resolução CFM nº 2.113/2014, encaminhada para publicação no Diário Oficial da União (DOU) e apresentada em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (11.12). A regra, que detalha os critérios para emprego do CBD com fins terapêuticos no País, veda a prescrição da cannabis in natura para uso medicinal, bem como de quaisquer outros derivados, e informa que o grau de pureza da substância e sua apresentação seguirão determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 


ATENÇÃO:

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) comunica aos médicos pernambucanos que, devido à inconsistência nos valores no boleto de cobrança da anuidade para 2015, está reenviando novo boleto com os valores atualizados.

.

.  

 
-+