Boletim Cremepe - N°375- www.cremepe.org.br/boletim/N375.html
Recife, 18 de janeiro de 2015 - Edição Nº375  
 
 

RECONHECIMENTO

ONU elogia manifestação do CFM sobre combate ao Ebola

A Organização das Nações Unidas (ONU) encaminhou elogios direcionados ao Conselho Federal de Medicina (CFM) devido à moção da autarquia contrária à criação de barreiras contra a "posição de indivíduos, grupos ou governos que pedem o fechamento das fronteiras do continente africano por conta do vírus Ebola". O documento aprovado pelo Plenário do CFM, em outubro, e enviado a autoridades internacionais e brasileiras, também pede a vigilância sanitária necessária ao controle da epidemia. Em carta, recebida em 8 de janeiro, o secretário Geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-Moon, diz estar "completamente" de acordo com as teses defendidas no documento aprovado pelo Conselho Federal de Medicina.

 

 

 

 

NOTA DE PESAR: Cremepe lamenta morte do médico Gilberto Falbo

Faleceu no último dia 15 no Recife, aos 84 anos, o médico Gilberto Falbo. Ele foi médico do Sport Clube do Recife por mais de 20 anos, onde também era conselheiro. Foi fundador do serviço de cirurgia infantil do antigo Inamps e trabalhou nos hospitais Agamenon Magalhães e Barão de Lucena. Gilberto Falbo deixa viúva, cinco filhos e onze netos. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta a sua morte.
. .

CRISE NA SAÚDE : Cremepe interdita hospital de Belo Jardim

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Ministério Público do Estado (MPPE), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Corpo de Bombeiros fizeram a interdição ética e sanitária do Hospital Regional Júlio Alves de Lira, em Belo Jardim, na segunda-feira (12/01). A interdição é por tempo indeterminado, conforme a resolução do Cremepe Nº1/2015, publicada no Diário Oficial do dia 9 de janeiro. Após a interdição, houve audiência no Ministério Público para proceder as deliberações a respeito do hospital. A promotora do caso, Ana Clézia Nunes, determinou ao representante do setor de regulação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) o acompanhamento dos processos de transferência. O Cremepe esteve novamente em Belo Jardim na última sexta-feira (16) para verificar se as providências para melhoria das condições do hospital estão sendo tomadas. No mesmo dia, foi feita fiscalização na Policlínica Professor Ulisses Lima, também em Belo Jardim.

 


ALERTA :
Recolhimento do lote 13G0870 do produto Nidazofarma (metronidazol)

A empresa Farmace recolheu o lote 13G0870 do produto NIDAZOFARMA (Metronidazol) com validade até julho de 2015. A Farmace alega que o motivo do recolhimento é o resultado insatisfatório no ensaio de aspecto de um frasco ampola o que pode causar agravo temporário à saúde ou reversível no tratamento medicamentoso. A empresa pede que as unidades de saúde que possuam o medicamento deste lote os devolvam para o local de aquisição ou entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) através do número, 0800 280 2828 para que seja feito o recolhimento e a troca do medicamento. Para outras informações: sac@farmace.com.br ou farmacovigilancia@famace.com.br e telefone: (88) 3532-7053.

.

.  

 
-+