Boletim Cremepe - N°376- www.cremepe.org.br/boletim/N376.html
Recife, 25 de janeiro de 2015 - Edição Nº376  
 
 

POSICIONAMENTO

A máfia das próteses

Artigo de Carlos Vital - presidente do CFM

Nos últimos dez anos, por condutas contrárias aos preceitos éticos que disciplinam as relações dos médicos com a indústria, laboratórios e a farmácia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) cassou de 28 médicos o direito de exercer a profissão. Por uma melhor regulamentação dessas relações, o CFM publicou, em 2010, resolução que veda ao médico o direito de exigir um único fornecedor ou marca de órteses, próteses e materiais implantáveis. Além disso, o CFM solicitou, em 2012, ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de SaúdeSuplementar que procurassem fixar os preços dos materiais citados, o que seria exequível por meio de medida provisória ou projeto de lei.

 

 

 

 

CRISE: Médicos do SVO/ Recife relatam sobrecarga no serviço

Os médicos do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) Recife estiveram reunidos no Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), onde relataram os problemas existentes no serviço. A categoria afirmou haver sobrecarga de exames tanatoscópicos - média de 15 exames por profissional em 12h de trabalho -, da precariedade da estrutura física e falta de equipamento. Além disso, reivindicaram a necessidade do terceiro plantonista, além de uma revisão nos critérios de avaliação de desempenho e o recebimento de tíquete-alimentação. Durante a reunião ficou deliberado o encaminhamento de ofício ao Cremepe, sugerindo uma Resolução com normativo para o número de exames por profissional (12h), aos moldes do Instituto de Medicina Legal (IML), bem como uma nova reunião com as entidades médicas (Cremepe e Simepe) e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).
. .

PESQUISA : Hanseníase cresce entre as crianças

Pernambuco está entre os cinco Estados brasileiros que concentram 80% dos casos suspeitos de hanseníase detectados entre escolares em 2014. A informação é do Ministério da Saúde, que anunciou esta semana a nova edição da busca ativa, nas escolas, como as realizadas nos dois últimos anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 41 crianças, de 5 a 14 anos, tiveram diagnóstico confirmado no ano passado, o que pode sinalizar subnotificação da doença em adultos, com quem, geralmente, eles são infectados. Pará, Mato Grosso, Maranhão e Bahia também estão entre os cinco.

 


PORTAL:
Cremepe cria ferramenta para relatórios de fiscalização

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) desenvolveu uma ferramenta online com o objetivo de divulgar os relatórios de fiscalização escritos pelos médicos fiscais da entidade. A ferramenta permite que todos os documentos feitos nas vistorias das unidade de saúde do Estado (hospitais, policlínicas, PSF) sejam publicados no portal do Conselho. O internauta pode procurar o relatório pela busca online, através do período que foi realizada a fiscalização, da unidade de saúde ou do município.

.

.  

 
-+