Boletim Cremepe - N°381- www.cremepe.org.br/boletim/N381.html
Recife, 1 de março de 2015 - Edição Nº381  
 
 

ENSINO

"Vinte por cento das escolas de medicina do País deveriam ser fechadas", diz presidente do CFM

As páginas vermelhas da Revista IstoÉ, edição publicada no último dia 21, traz entrevista com o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, sobre a qualidade do ensino médico e a taxa de cesarianas no país. Na entrevista, o presidente falou sobre a abertura desenfreada de escolas médicas no País. "São instituições sem a qualificação necessária para o ensino médico", disse ele. "Um estudante que não é avaliado minimamente coloca em risco a vida dos pacientes." Carlos Vital ainda relatou o alto número de escolas aprovadas no país: o Brasil possui hoje 247 instituições públicas e privadas, que oferecem anualmente 22 mil vagas, número superior ao de países como China e Estados Unidos.

 

 

 

INTEGRAÇÃO: Encontro Médico do Sertão do Araripe

O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos (Simepe) irão realizar nos dias 19, 20 e 21 de março o Iº Encontro Médico do Sertão do Araripe. O objetivo das entidades médicas é gerar uma maior integração dos profissionais através de cursos e palestras. No dia 20 de março será realizada uma Assembleia Geral (AGE) dos médicos da região, onde serão discutidas condições de trabalho e a campanha salarial. Os eventos acontecerão no auditório da IX Gerência Regional de Saúde (GERES IX), na Rua Hidelbrando Coelho, Centro de Ouricuri-PE.
.


RECIFE :
CFM promove o II Fórum do Médico Jovem

Com o objetivo de debater a realidade enfrentada pelos médicos brasileiros com até 10 anos de formação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, no Recife (PE), nos dias 8 e 9 de abril, a segunda edição do Fórum do Médico Jovem. Na programação estão previstas apresentações que abordam direitos e deveres do jovem médico, além de questões como aspectos éticos e bioéticos, gestão de informação em medicina, residência e carreira de Estado. Para o presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Arthur Danila, além de encontrar um mercado de trabalho cada dia mais competitivo, o médico jovem enfrenta as más condições de trabalho no serviço público e contratos precários, tanto na saúde suplementar, quanto no setor público.

 

MÉDICOS ESCRITORES : Cremepe participa de comemoração da Sobrames

A arte de curar não é uma tarefa simples, de escrever também requer muita dedicação. Realizar essas habilidades ao mesmo tempo é um grande desafio que um grupo de médicos tem o prazer de realizar, além de atuar na medicina, escrevem contos, crônicas, análises e etc. Eles fazem parte da Sociedade de Médicos Escritores (Sobrames) que surgiu com o objetivo de cultivar e desenvolver atividades literárias, promover congressos e incentivar a publicação de obras. Hoje têm mais de 70 associados e funciona no Memorial da Medicina, no Derby. Na última terça-feira (24/02) a entidade promoveu um encontro para comemorar 43 anos de atividades ininterruptas. O encontro aconteceu no restaurante Papa Papim, zona norte do Recife, e contou com o apoio das entidades médicas, Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

.

.  

 
-+