Boletim Cremepe - N°384- www.cremepe.org.br/boletim/N384.html
Recife, 22 de março de 2015 - Edição Nº384  
 
 

GRAVAÇÕES

CFM exige apuração de novas denúncias contra o Mais Médicos

Diante de grave denúncia de irregularidade na concepção do Programa Mais Médicos que, de acordo com reportagem veiculada pelo Jornal da Band, em 17 de março de 2015, teria sido manipulado pelo Governo brasileiro para beneficiar Cuba, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem a público cobrar a apuração urgente e rigorosa dos indícios - apresentados pela imprensa - por parte dos órgãos de fiscalização e controle, como Ministério Público, Tribunal de Contas da União (TCU) e Congresso Nacional. A íntegra das gravações feitas em reuniões com a participação de técnicos do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), cujos trechos foram reproduzidos na reportagem, bem como todos os documentos e informações citados, merece análise detalhada a fim de esclarecer os fatos e, se forem confirmados abusos, punir os responsáveis e corrigir as distorções existentes.

 

 

 

SERTÃO: Cremepe fiscaliza unidades de saúde da região do Araripe

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizaram cinco unidades de saúde do sertão do Araripe de quarta (18/03) até sexta (20/03). As unidades vistoriadas estavam localizadas em Exu, Granito, Bodocó, Trindade e Ipubi. O objetivo foi verificar o atendimento médico nos hospitais e verificar os vínculos de trabalho. Porém, o maior problema está relacionado à falta de resolutividade das unidades, uma vez que todos os casos mais complicados são encaminhados para o Hospital Regional de Ouricuri que acaba ficando superlotado e os profissionais sobrecarregados.

SERTÃO II: Conselheiro tira dúvidas sobre perícia médica

Cerca de 20 médicos participaram na última quinta-feira (19/03) da palestra sobre perícia médica ministrada pelo conselheiro e perito Francisco Atanásio. A conversa fez parte do 1º Encontro Médico do Sertão do Araripe que ocorreu na Geres de Ouricuri. Após a abertura do encontro pelo presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues e vice-presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, o tema abordado foi "Perícia e peritos". Os médicos da região puderam tirar dúvidas sobre a perícia médica. "A perícia nada mais é que responder as perguntas: quem cometeu, como foi cometido, por que e quando ocorreu o delito. É preciso entender o procedimento para poder dar um laudo" explicou Atanásio.

 



SOLENIDADE:
Integrantes da Câmara Temática de Cuidados Paliativos tomam posse

Integrantes da Câmara Temática de Cuidados Paliativos tomaram posse, na quarta-feira (18/03), na sede do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no Espinheiro. O vice-presidente do Cremepe, André Dubeux, presidiu a solenidade de posse. O objetivo da câmara é permitir a participação de outros profissionais da área de saúde como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, estudantes de medicina, teólogos, entre outros, para que juntos fomentem mais ideias e tentem minimizar o sofrimento dos pacientes que não têm acesso ao cuidado paliativo adequado. "Espero que as reuniões venham com propostas que possam suprir essa necessidade", afirmou Dubeux. A ideia de criar a Câmara surgiu em novembro do ano passado durante a I Jornada de Cuidados Paliativos, realizada na sede do Cremepe.

INSCRIÇÕES ABERTAS: II Fórum Médico Jovem Nordeste

Com o objetivo de debater a realidade enfrentada pelos médicos brasileiros com até 10 anos de formação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, no Recife (PE), nos dias 8 e 9 de abril, a segunda edição do Fórum do Médico Jovem. Na programação estão previstas apresentações que cerceiam direitos e deveres do jovem médico, além de questões como aspectos éticos e bioéticos, gestão de informação em medicina, residência e carreira de Estado. Inscrições no: http://www.eventos.cfm.org.br .
.

.

.  

 

-+