Boletim Cremepe - N°385- www.cremepe.org.br/boletim/N385.html
Recife, 29 de março de 2015 - Edição Nº385  
 
 

SERTÃO

Cremepe pode interditar hospital no município de Granito

A primeira plenária de abril do Cremepe terá como pauta principal a possível interdição ética do Hospital Maria Senhorinha de Souza, localizado em Granito, Sertão de Pernambuco. A decisão foi tomada após a fiscalização do dia 19 de março, onde a equipe do Cremepe verificou que a unidade de saúde não possui os recursos mínimos para garantir assistência à população. Durante a fiscalização, foi identificado que a sala de raio-x não é completamente blindada, ou seja, não proporciona a proteção radiológica adequada. Além disso, não havia material de reanimação nem adrenalina e alguns medicamentos. Também foi verificado o descarte inadequado de resíduos biológicos (placentas) e a presença de lixo pérfuro-cortante dentro da lavanderia.

 

 

 

CURITIBA : Médicos reforçam luta em defesa de crianças desaparecidas

Na quarta-feira (25), o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu um ato simbólico em Curitiba (PR) para chamar a atenção dos médicos e da sociedade para o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil. O ponto de encontro foi próximo ao Palácio Avenida e Bondinho da Leitura, no centro da cidade. "O espaço foi palco de diversas manifestações dos médicos paranaenses. Agora, a categoria teve a oportunidade de mostrar que também está preocupada com o tema", disse o conselheiro do estado no CFM, Donizetti Giambernardino Filho. No mesmo dia, a Comissão de Ações Sociais do CFM - da qual o conselheiro do Cremepe Ricardo Paiva também faz parte - realizou uma visita ao Hospital Pequeno Príncipe a fim de sensibilizar os profissionais. No local, foram distribuídos panfletos com orientações sobre como evitar um desaparecimento e como proceder caso ocorra.

EVENTO : II Fórum Médico Jovem Nordeste

Com o objetivo de debater a realidade enfrentada pelos médicos brasileiros com até 10 anos de formação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, no Recife (PE), nos dias 8 e 9 de abril, a segunda edição do Fórum do Médico Jovem. Na programação estão previstas apresentações que cerceiam direitos e deveres do jovem médico, além de questões como aspectos éticos e bioéticos, gestão de informação em medicina, residência e carreira de Estado. Inscrições no: http://www.eventos.cfm.org.br .

 


EVENTO II:
Abertas inscrições para 6ª Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade

Em sua sexta edição, a Jornada Pernambucana de Saúde e Espiritualidade vem mais uma vez fomentar a discussão científica em espiritualidade. O evento é aberto ao público e contará com a participação de palestrantes de reconhecimento nacional e internacional, nos dias 23 e 24 de maio, no Hospital Pedro II - IMIP, no Recife. A Jornada contará, ainda, com o IV Encontro Acadêmico de Saúde e Espiritualidade (EASE), evento promovido pelo Departamento Acadêmico da Associação Médico-Espírita do Estado de Pernambuco, órgão mantenedor do Grupo de Estudos em Saúde e Espiritualidade (GESESP-FPS/IMIP).

.

.  

 

-+