Boletim Cremepe - N°388- www.cremepe.org.br/boletim/N388.html
Recife, 19 de abril de 2015 - Edição Nº388  
 
 

PEC 171/93

Plenária extraordinária discute redução da maioridade

Os Conselheiros do Cremepe se reuniram na quarta (15/04) na sede do Conselho, no Espinheiro, com o objetivo de discutir aspectos referentes ao Projeto de Lei 171 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, abriu as discussões e apresentou alguns dados relevantes sobre o assunto. Os conselheiros se posicionaram sobre o tema e, por fim, foi deliberado o posicionamento da entidade contra a redução e a adesão do grupo ao movimento da Frente Ampla contra a redução de Pernambuco. Este domingo, as entidades publicaram no Jornal do Commercio uma nota oficial sobre a redução da maioridade.

Confira a nota oficial das entidades médicas

 

 

 

RECOMENDAÇÃO: CFM visa atenção a protocolos para o reconhecimento precoce da sepse e conscientização de profissionais

O Conselho Federal de Medicina (CFM) orienta que em todos os níveis de atendimento à saúde (de unidades básicas de saúde a unidades de terapia intensiva) sejam estabelecidos protocolos assistenciais visando o reconhecimento precoce e a pronta instituição das medidas iniciais de tratamento aos pacientes com sepse, também conhecida como infecção generalizada – de alta mortalidade no país, principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), e a principal geradora de custos nos setores público e privado.

HUOC: Pediatras apontam desfalque nas escalas de plantão

O déficit nas escalas de plantão no setor de pediatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) foi o principal problema relatado pelos pediatras do serviço durante reunião realizada com o vice-presidente e o diretor do Simepe, Tadeu Calheiros e Walber Steffano, respectivamente, na quarta-feira (15.04), no Sindicato. Os médicos resumiram a rotina de dois departamentos infantis: Doenças infecciosas e parasitárias (Dip), referência em tratamentos de doenças contagiosas, e do Centro de Oncologia (Ceon), focada no tratamento de crianças com imunodeficiência.

HUOC II: MPPE convoca audiência para discutir cirurgias de cabeça e pescoço

Na segunda-feira (13.04), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Hospital Oswaldo Cruz e médicos de plantão foram convocados para uma audiência no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), bairro de Santo Amaro. O objetivo do encontro foi discutir a realização de cirurgia de cabeça e pescoço do hospital e foi convocada pela promotora de Justiça da Saúde, Maria Ivana Botelho.

 


TIRADENTES:
Cremepe não terá expediente segunda e terça-feira

Em função do feriado de Tiradentes, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) terá seu horário de expediente alterado. Na segunda-feira (20/04) e terça-feira (21/04) não haverá expediente. As atividades do Cremepe voltam ao normal na quarta (22/04), com expediente normal das 8h às 17h.

.

.  

 

-+