Boletim Cremepe - N°389- www.cremepe.org.br/boletim/N389.html
Recife, 26 de abril de 2015 - Edição Nº389  
 
 

PEC 171/1993

Entidades médicas de PE elaboram manifesto contra redução da maioridade


Representantes de entidades médicas de Pernambuco, Prefeitura do Recife (PCR), Ministério Público e de Defesa dos Direitos Humanos estiveram reunidos na sede do Cremepe, na manhã da sexta-feira (24), para discutir e elaborar um manifesto contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171/1993, que prevê a redução da maioridade penal. "Estamos aqui para alertar a sociedade sobre essa proposta e dizer que hoje o adolescente é a vítima de um País sem educação, saúde e lazer. São eles que estão morrendo, e não matando", disse o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, citando dados da Unesco, que aponta que apenas 0,013% dos crimes são cometidos por crianças e adolescentes. Ao final do ato foi elaborado um documento por todas as entidades presentes que será encaminhado aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

 

 

 

 

 

SES : Secretário de Saúde apresenta dados no Conselho

A saúde no Brasil está em crise, no estado também. Para demonstrar os números e a situação dos recursos de Pernambuco, o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, solicitou a realização de uma plenária na sede do Cremepe, no bairro do Espinheiro. A apresentação dos números foi na quarta-feira (22/04) e contou com a presença também da secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, e da coordenadora das Geres, Ricarda Samara, além de um considerável número de conselheiros. O presidente da entidade, Sílvio Rodrigues, abriu a plenária com o agradecimento da presença do secretário e falou sobre a importância desse diálogo com a gestão. "Poucas vezes um secretário de Saúde solicitou uma plenária no Conselho" - disse o presidente do Cremepe. Os temas apresentados por Iran foram: o reflexo da crise econômica na saúde local, Organizações Sociais de Saúde (OSS), crise materno infantil e epidemia de trauma.

PREFEITURA: Policlínicas voltam a ser pauta de reunião

Na última sexta-feira (24/04), o vice-presidente e secretário geral do Cremepe, André Dubeux e José Carlos, respectivamente, receberam representantes das policlínicas da prefeitura, gestão do município e corpo clínico, em reunião, para discutir os encaminhamentos das policlínicas. Estas reuniões acontecem uma vez por mês, quando os médicos do serviço cobram mudanças e a gestão tenta adequar o serviço. O vice-presidente do Cremepe avalia positivamente os encontros. "Desde que começamos a nos reunir estamos evoluindo. A Barros Lima foi reformada, a classificação de risco foi implantada na Bandeira Filho, agora, vamos aguardar a chamada do concurso para regularizar as escalas", resumiu Dubeux.
.

 

DENÚNCIA : Reportagem destaca que 75% obras do PAC da Saúde não foram entregues

O telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, exibiu na segunda-feira (20.04) reportagem sobre o levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) com dados do Ministério do Planejamento a respeito dos resultados do 11º balanço de execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) na área da saúde. A análise realizada pela autarquia indicou que apenas 25,7% das ações previstas no PAC 2 para a área da saúde foram concluídas desde 2011, ano de lançamento da segunda edição do programa.

.

.  

 

-+