Boletim Cremepe - N°390- www.cremepe.org.br/boletim/N390.html
Recife, 03 de maio de 2015 - Edição Nº390  
 
 

GARANHUNS

Escala de plantão é o principal problema do Dom Moura


As escalas de plantão do Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, foram o foco de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) na quarta-feira (29/04). A vistoria foi motivada pelo Ministério Público Federal (MPF) e o relatório da fiscalização será enviado à gestão hospitalar e órgãos da Justiça. A equipe de fiscalização - composta por fiscais e delegados da entidade, além do presidente, Sílvio Rodrigues - repetiu o fluxo que os pacientes fazem na unidade e conversou com a equipe de plantão. Foi verificado que não faltam medicamentos, nem insumos básicos. A emergência foi reformada, porém, a escala de plantão dos médicos está defasada. A unidade está registrada no CNES para o atendimento de clínica geral, ortopedia, UTI, pediatria e obstetrícia, mas as consultas não estão sendo realizadas em todas as especialidades.

 

 

DEBATE: Médicos dos PSFs do Recife discutem propostas de preceptoria

Representantes do Simepe e os médicos da Estratégia Saúde da Família do Recife e Região Metropolitana estiveram reunidos em Assembleia Geral, na terça-feira (28), quando discutiram propostas de preceptoria nos PSFs, através das faculdades privadas, valorização do trabalho médico, educação continuada, melhorias de infraestrutura, entre outros. Os médicos debateram por mais de duas horas questões relacionadas à pauta da assembleia e outros assuntos relacionados à profissão médica. Diante da situação, o Cremepe pretende emitir uma resolução criando um diretor médico para os distritos sanitários. Estes diretores se responsabilizarão pela atuação médica nos postos.


ENSINO:
Cremepe comprova denúncia de residentes

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) fiscalizou na última segunda-feira (27/04) o Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), localizado na cidade universitária. Na oportunidade, a entidade comprovou as denúncias dos residentes da instituição de que a unidade não dispõe de reagentes químicos para os procedimentos e o hospital tem problemas estruturais (infiltrações). O HC é um hospital escola e deveria ser referência no ensino multiprofissional. Hoje a unidade é gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O relatório da fiscalização será encaminhado ao Ministério Público Federal.

 

CAMARAGIBE: Entidades realizam fiscalização conjunta

Conselhos de classe vistoriaram na manhã da quinta-feira (30/04) o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Camaragibe. O Conselho Regional de Medicina e o Conselho de Psicologia fiscalizaram a unidade com representantes do Ministério Público do Estado e da Vigilância Sanitária. O relatório será produzido em conjunto.

INSCRIÇÕES ABERTAS: Simpósio Pernambucano de doação e transplante de órgãos

O Cremepe vai sediar em 26/05 o Simpósio Pernambucano de Doação e Transplante de Órgãos, no Espinheiro. O evento é para profissionais de saúde atuantes na Central de Transplantes de Pernambuco (CTPE), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e Comissão Hospitalar de Transplantes de Órgãos (CIHDOTT) e as vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever até o dia 20/05 na CNCDO/PE e devem levar a assinatura do gerente do setor liberando o mesmo.

.

.  

 
-+