Boletim Cremepe - N°391- www.cremepe.org.br/boletim/N391.html
Recife, 10 de maio de 2015 - Edição Nº391  
 
 

DADOS

Defasagem na Tabela SUS afeta maioria dos procedimentos hospitalares

Mais de 1.500 procedimentos hospitalares incluídos na Tabela SUS, padrão de referência para pagamento dos serviços prestados por estabelecimentos conveniados e filantrópicos que atendem a rede pública de saúde, estão defasados. A lista poderia ser ainda maior se considerados os atendimentos ambulatoriais, não apontados neste levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a perda acumulada no período de 2008 a 2014, com base em dados do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

CAMPANHA: Trabalho infantil é tema de reunião no Cremepe

O combate ao trabalho infantil foi tema de reunião na manhã da terça-feira (05.05), na sede do Cremepe, no Espinheiro. O procurador do trabalho, Leonardo Mendonça, apresentou o cartaz da campanha que será realizada pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MTP) em 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Na ocasião, foi firmada parceria do Cremepe com MPT para participação na campanha e também a adesão do Conselho ao Projeto Jovem Aprendiz, do Governo do Estado de Pernambuco.


SAMU:
Cremepe discute problemas do SAMU Olinda

O presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues, se reuniu na tarde da quinta-feira (07.05) com o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Olinda, Elenilson Pereira. A reunião foi solicitada após a entidade identificar alguns problemas estruturais na unidade, tais como: vazamento de corrente elétrica, falta d'água, fardamento incompleto, entre outros. Também foi verificada a carência de recursos humanos. O coordenador se comprometeu em enviar ao Cremepe um documento com os prazos para solucionar as irregularidades identificadas no relatório. Ele encaminhará à entidade o documento no prazo de 15 dias, enquanto o órgão continuará monitorando as atividades do Samu.

 

TAC: Cremepe e MPPE estabelecem prazos para unidades de Camaragibe

A promotora do Ministério Publico do Estado de Pernambuco (MPPE), Nancy Torjal, convocou na sexta-feira (08/05) o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), o representante da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) e o prefeito do município de Camaragibe para assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente à Maternidade Amiga da Família de Camaragibe; Hospital Geral de Camaragibe Aristeu Chaves e Cemec Vera Cruz. De acordo com a promotora Nancy Torjal, as unidades não estão adequadas. O prefeito do município terá o prazo de 150 dias para entregar a maternidade com condições técnicas e estruturais para funcionamento adequado, caso contrário a unidade pode ser interditada. O Hospital Geral de Camaragibe vai ter o prazo de 120 para se ajustar às normas do Cremepe e Apevisa.

EVENTO: V Congresso de Direito Médico

Nos dias 7 e 8 de maio, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promoveu, na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), em Brasília (DF), o V Congresso Brasileiro de Direito Médico. O vice-presidente e a corregedora do Cremepe, André Dubeux e Sílvia da Costa Carvalho, respectivamente, participaram do encontro que discutiu pontos como a judicialização da saúde, ortotanásia e eutanásia, diretivas antecipadas da vontade e uso medicinal do Canabidiol. A pauta de discussões incluiu ainda temas como critérios para a quantificação da indenização em casos da teoria da perda de uma chance; a indicação de UTI como prática de distanásia; e princípios éticos e legais para decisões judiciais para a admissão de pacientes em UTI sem vagas.

.

.  

 
-+